A ação “Cejusc em Movimento”, promovida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Centro Judiciário de Resolução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), reuniu diversas instituições com o objetivo de oferecer serviços básicos de saúde, bem-estar, cidadania e divulgar informações que pudessem amparar a comunidade itabirana no âmbito jurídico.
A 52ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Itabira) prestou orientações jurídicas e advogados da entidade ofereceram consultoria às dúvidas dos cidadãos sobre seus direitos e em relação à justiça. A iniciativa conciliou um dia de atividades gratuitas para a população, com emissão de carteiras de identidade, orientações sobre a violência doméstica, aferição de pressão e medição de glicose, além de serviços no salão de beleza e massagem.
Segundo o presidente da OAB Itabira, Geraldo Menezes de Almeida, a parceria da instituição com o TJMG é uma maneira de prestar serviços à comunidade. “A gente tem primado a nossa administração pelo diálogo e pela proximidade, não só com o poder Judiciário, mas com todas as instituições possíveis e o que a gente mais preza nesse momento é que o Cejusc vai favorecer ao jurisdicionado e nós sabemos da morosidade judiciária que ainda persiste, portanto, a gente tem que criar maneiras e meios mais fáceis para que o cidadão comum tenha a justiça em tempo hábil”, destacou o presidente.
Ele também ressaltou o papel da OAB junto ao Cejusc. “Embora não seja necessária, no caso do Cejusc a presença de um advogado num primeiro momento, eles têm aconselhado que as pessoas busquem primeiro um advogado antes de propor uma demanda no Cejusc e para nós tem sido razoavelmente bom, inclusive a gente tem tido um êxito muito grande nas nossas proposituras e ações junto ao Cejusc”, contou.
O presidente da entidade salientou que o evento foi uma celebração da cidadania. “Nós advogados, a OAB, trabalhamos pela democracia e pela cidadania. O primeiro passo que nós temos que visar seria o cidadão, este é que deve ser o protegido e assistido, principalmente aquele mais carente e é isso que nós estamos tentando fazer aqui hoje juntamente com a juíza Karen”, pontuou o presidente.
A juíza da 1ª Vara Cível de Itabira, Karen Castro dos Montes, responsável pelo Cejusc, também destacou as parcerias. “Acho que nós atingimos o que nós queríamos com um dia de cidadania, estou impressionada com a quantidade de gente da comunidade que aderiu. Até as carteiras de identidade não foram suficientes, porque tinha mais que o dobro de gente. Estou muito feliz e acho que as pessoas estão satisfeitas. É isso que acontece quando todas as instituições se unem pelo bem da comunidade e a própria comunidade, dá nisso, esse evento lindo”, comemorou a juíza.
De acordo com ela, as pessoas que não conseguiram ser atendidas desta vez poderão participar em uma nova ação que deve acontecer em junho ou agosto. O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino e contou com a colaboração das polícias Civil e Militar, da Prefeitura de Itabira, da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA-MG), da Associação Municipal de Proteção aos Animais da Região de Itabira (Ampari), da Sociedade Ambiente Vivo Itabira (Savi), do Instituto de Beleza Autoestima, da Academia Impacto, da loja Adams Barber Shop e da Lena Almeida Massagem.