Diversas atividades celebram o Mês da Luta Antimanicomial em Itabira

Entre os eventos, a comunidade poderá participar de visitas guiadas aos serviços de saúde mental do Município

10/05/2024 – Para celebrar o Mês da Luta Antimanicomial, a Prefeitura de Itabira iniciou, no dia 7, diversas atividades. Entre elas, visitas guiadas aos serviços de saúde mental no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Adulto), Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e Centro de Convivência InterAgir, nesta segunda-feira (13).

“Convidamos a todos para um café e um papo nos dispositivos de saúde mental da cidade. Com essas visitas, pretendemos estreitar os laços com a comunidade, além de desmistificar o estigma, ou seja, desfazer preconceitos e estereótipos associados ao sofrimento mental. Pretendemos ainda promover a integração dos serviços com a comunidade ao proporcionar um espaço de diálogo e troca de experiências, e ainda, fortalecer a rede apoio. Afinal, ao conhecer esses dispositivos, os participantes poderão compreender melhor o funcionamento desses serviços”, explicou a terapeuta ocupacional da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fabiana Pimenta.

A programação conta ainda com uma passeata em Belo Horizonte (em comemoração ao dia 18 de maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial), Tenda do Conto e XI Sarau Poético.

Em tempo

O cuidado em saúde mental é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de vários dispositivos e modelos, organizados na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Em Itabira, essa rede é composta por 32 equipes do Programa Saúde da Família (PSF); três emultis (equipes interdisciplinares com psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, nutricionista, farmacêutico, profissional de educação física); Centro de Convivência InterAgir; CAPS Adulto, CAPS AD, CAPSi; e serviço hospitalar de referência para atenção a pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades de saúde decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas (Componente Hospitalar da Rede de Atenção Psicossocial no Hospital Nossa Senhora das Dores).

Além desses equipamentos, as redes de assistência social, escolas, atividades esportivas, culturais e de lazer, contribuem com a promoção da qualidade de vida dos usuários da saúde mental no município.

Dia Nacional da Luta Antimanicomial: 18 de maio

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, é uma data significativa em todo o país. Comemorada há mais de 30 anos, a data é um marco de uma luta iniciada em todo o mundo na década de 1950 (no Brasil, no final da década de 1970) a fim de garantir direitos básicos para as pessoas em sofrimento mental, inclusive o direito a um tratamento humanizado e em liberdade.

Durante muito tempo, a única forma de tratamento oferecido era a permanência, muitas vezes pelo resto da vida, em manicômios e em condições desumanas de tratamento. “Nesse dia, reforçamos a luta pelos direitos e pela dignidade das pessoas que enfrentam sofrimento mental. O objetivo é superar o modelo manicomial e promover a inclusão social, o cuidado em liberdade e o respeito à autonomia e diversidade das experiências de saúde mental”, comentou a diretora de Saúde Mental da SMS, Jacira Helena.

A partir desse movimento, foi aprovada em 2001 a Lei 10.216, que dispõe sobre o direito das pessoas com transtorno mentale redireciona o modelo de assistência. Essa lei estabelece a responsabilidade do Estado no desenvolvimento da política de saúde mental no Brasil. Ainda de acordo com Jacira Helena, “a participação social é fundamental no acompanhamento da implementação dessas mudanças”.

  • Confira a programação:

Café com Papo: visita guiada aos serviços de saúde mental do Município

– Centro de Convivência InterAgir

Data: segunda-feira (13/05)

Horário: 8h às 16h

Endereço: Rua Emídio Alves Ferreira, 794, Penha

– Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi)

Data: terça-feira (14/05)

Horário: 8h às 16h

Endereço: Rua Nossa Senhora da Piedade, 32, Campestre

– Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD)

Data: quarta-feira (15/05)

Horário: 8h às 16h

Endereço: Rua Alfredo Sampaio, 197, Pará

– Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Adulto)

Data: quinta-feira (16/05)

Horário: 8h às 16h

Endereço: Rua Joaquim Murtinho, 59, Pará

Passeata da Saúde Mental: Movimento da Luta Antimanicomial

Data: sexta-feira (17/05)

Público: funcionários e usuários dos serviços de saúde mental de Itabira

Local: Belo Horizonte

Tenda do Conto

Data: terça-feira (21/05)

Horário: 14h às 17h

Local: Museu de Itabira (Praça do Centenário, 116, Centro)

XI Sarau Poético

Data: quinta-feira (23/05)

Horário: 14h às 17h

Local: Largo do Batistinha (Rua Guarda-Mor Custódio, 234, Centro)