A pandemia de Covid-19 transformou a forma de comemorar as datas especiais em 2020. Nas últimas semanas muitas coisas tiveram que ser interrompidas, menos as relações. Essas ficaram ainda mais fortes. No próximo dia 12 é celebrado o Dia dos Namorados. A comemoração será diferente da qual estamos acostumados, mas mantendo o mesmo romance de sempre.
Nos últimos anos o Dia dos Namorados vem ganhando importância no calendário e é considerada a terceira data mais importante no ano para o comércio. Pensando nisso, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itabira elaborou um horário de funcionamento diferenciado para o comércio na cidade.
Na semana do Dia dos Namorados, o comércio itabirano poderá funcionar das 10 às 19 horas. O horário ampliado vale para os dias 8, 9, 10 e 12 de junho. No dia 11, quinta-feira, será feriado de Corpus Christi.
“A expansão do horário de funcionamento do comércio proporcionará um tempo a mais para o lojista vender, para o consumidor fazer suas compras e, também, para evitar que haja aglomeração. Por isso a CDL Itabira solicitou à Prefeitura que o horário fosse estendido nos dias que antecedem a data, assim como ocorre em todos os anos”, ponderou o presidente da entidade, Maurício Henrique Martins.
Apesar dos impactos causados pela pandemia na economia, Maurício Martins está otimista com as vendas em função da data. “Talvez não seja como no ano passado. Mas, com certeza, será melhor do que acontece no dia a dia”, frisou.
O presidente da CDL Itabira recomenda aos comerciantes que invistam nas redes sociais para aumentar as vendas e promover o seu negócio. A ideia é criar uma vitrine virtual.
“Percebo que o lojista tem inovado na forma de anunciar seu empreendimento, adaptando suas operações, implantando o serviço de delivery. No conforto de casa, o cliente escolhe o que deseja e recebe os produtos. E isso tudo é muito bom. O mundo virtual tem permitido a ampliação das vendas através do Facebook e Instagram. Por isso, devemos anunciar nossas mercadorias na internet, despertar o interesse do cliente e manter a conexão”, comentou.
Medidas de segurança
Medidas de segurança devem ser levadas em conta na hora das compras. Os lojistas devem se comprometer a cumprir as normas de higienização e prevenção da Covid-19, como a obrigatoriedade do uso de máscaras, fornecimento de álcool em gel 70%, medidas de limpeza e restrição de acesso no interior dos estabelecimentos.
No momento de fazer as compras, os consumidores deverão tomar certos cuidados, como utilizar máscara, higienizar sempre as suas mãos e evitar sair de casa acompanhado de outras pessoas.