Desfile valoriza veia empreendedora da mulher itabirana

O evento de moda celebrou a parceria entre a Prefeitura de Itabira e o Polo Econômico da Mulher (PEM), que completa o primeiro ano de atividades

O Dia Internacional de Mulher foi celebrado na noite dessa quarta-feira (8) com a valorização das mulheres empreendedoras. O desfile “Feito por uma itabirana”, nos jardins da UniFuncesi, foi promovido pelo Polo Econômico da Mulher (PEM), com apoio da Prefeitura de Itabira. Na passarela, peças criadas com originalidade e criatividade por empresárias locais e vestidas por modelos que representam a sociedade.

Durante a festividade as secretárias municipais e servidoras da prefeitura passaram pela passarela e foram destacadas pelo empreendedorismo e atuação no serviço público. As marcas participantes desfilaram logo em seguida, mostrando o empoderamento e diversidade do trabalho desenvolvido por mulheres de Itabira. Moda festa, lingerie, moda casual e até moda produzida com cunho social fizeram parte do desfile. Atrações musicais também fizeram parte da programação.

O prefeito Marco Antônio Lage participou do evento e ressaltou a importância do PEM para empoderar mulheres que contribuirão para o desenvolvimento de Itabira. A organização completa o primeiro ano de atividades, contribuindo para maior visibilidade do empreendedorismo feminino. “O PEM se mostra um projeto de grande sucesso, que vai colocar Itabira como referência na valorização da mulher, da mulher empreendedora, mulher negra, da mulher arrimo de família, da mulher que cada vez mais se consolida como protagonista da nossa sociedade”, disse o prefeito.

A estilista Raquell Guimarães, esposa do prefeito Marco Antônio Lage, é uma das apoiadoras do PEM. Durante o desfile, ela exaltou a luta das mulheres por respeito e liberdade. “Esta data não é romântica, é política. A história de cada mulher é uma história de luta, de privação e dor. Eu sinto muito, queria falar de flores”, exclamou Raquell.

Na luta pelas mulheres

O PEM é uma associação sem fins lucrativos, criada há cerca de um ano, para capacitar e direcionar as mulheres ao empreendedorismo, principalmente no ramo industrial. A união dessas mulheres desenvolve uma rede qualificada e sensível para entender as peculiaridades de cada integrante.

O objetivo do PEM é alavancar micro e pequenas indústrias do Município. “O nosso desfile também contou a participação de mulheres incríveis que, na passarela com suas histórias de vida e suas conquistas, serviram de inspiração para a luta pela igualdade de gênero e pelo empoderamento feminino”, explica Marília de Oliveira Braga, presidente do PEM.

Com a missão de contribuir para a aceleração de indústrias, diversificar a economia local e promover a autonomia feminina, O PEM ainda oferece infraestrutura e formação empreendedora básica. As ações impactam na responsabilidade social e sustentável. Todos os projetos gerados pelo PEM tem que ter no mínimo 70% da mão de obra feminina.

A Prefeitura de Itabira é parceira do projeto por meio do Termo de Fomento 099/2022, gerenciado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT). O acordo vai resultar no projeto Maria Casemira, que vai trabalhar o fortalecimento familiar de mulheres em situação de vulnerabilidade com a produção têxtil industrial. A iniciativa vai capacitar mulheres do bairro Pedreira para a produção de absorventes ecológicos, calcinhas e fraldas geriátricas. As instalações estão em reforma e a produção dos materiais começa em breve.