Campanha deste ano como tema central “No trânsito, escolha a vida”
O Movimento Maio Amarelo comemora dez anos em 2023 e, para celebrar a primeira década de ações, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG) prepara uma série de eventos com o tema central da campanha deste ano “No trânsito, escolha a vida”. A programação prevê atividades na sede, em Belo Horizonte, e nas 40 Unidades Regionais do órgão espalhadas por todo o território mineiro.
O objetivo central é conscientizar a sociedade sobre o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo, além de motivar atitudes que promovam um ambiente mais seguro para condutores e pedestres. De acordo com a gerente de Educação para o Trânsito do DER-MG, Rosely Fantoni, a campanha promove atividades voltadas ao debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão no trânsito.
Segundo ela, a mudança de cultura é um ponto principal a ser considerado pelos agentes responsáveis por educar os envolvidos no trânsito. “Devemos preparar o cidadão para que ele circule de forma segura dentro das cidades e nas rodovias, objetivando, principalmente, a redução das ocorrências”, avalia.
Programação em BH
Na quarta-feira (10/5), será realizada a II Mostra de Segurança e Educação para o Trânsito, das 9h às 17h, na sede do DER-MG, em Belo Horizonte, com várias atividades práticas para alunos do ensino médio: simulador de impacto de acidentes com o uso do cinto de segurança; óculos de realidade virtual que simula efeitos do álcool e drogas no trânsito; jogos educativos, entre outras atividades. A mostra conta com o apoio e a parceria da Polícia Civil, Detran-MG, PMMG, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), BHTRANS, Faculdade Ciências Médicas, CEFET, dentre outros.
Na quarta-feira (24/5), será realizado um debate sobre o papel da mulher no trânsito no auditório do departamento, das 8 às 12 horas. O encontro é aberto ao público e terá a presença das seguintes palestrantes: Tenente-coronel Cláudia Kuchenbecker, comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito de Belo Horizonte; Erika Cabral, coordenadora Regional do DER-MG, em Pirapora; Allana Corrêa, professora adjunta de enfermagem da UFMG; Roberta Torres, especialista em gestão de segurança e educação para o trânsito, e Jussara Bellavinha, membro titular da Câmara Temática da PNATrans/Contran e coordenadora do projeto Vida no trânsito da BHTrans.
Já na terça-feira (30/5), as ações serão encerradas com comando educativo na MGC-356, km 7, próximo ao BH Shopping, em frente à Copasa.
Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento internacional, apartidário, de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Tem como objetivo colocar em evidência o tema da segurança no trânsito, além de mobilizar a sociedade para disseminar conhecimento e trazer ações que garantam essa segurança para o cotidiano.
A cor amarela foi escolhida por simbolizar a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito. O laço representa que os acidentes de trânsito são também considerados uma epidemia e segue a mesma diretriz das campanhas de conscientização contra o vírus HIV, o combate ao câncer da mama (outubro rosa) e ao da próstata (novembro azul).
O Brasil aderiu a esse movimento por estar no ranking dos cinco países onde mais se morre no trânsito: aproximadamente 50.000 pessoas por ano.
A Resolução do CONTRAN 722 de 6/2/2018, chancela o tema e propõe que durante todo o mês de maio os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e parceiros viabilizem ações de apoio ao Maio Amarelo por meio de campanhas voltadas para a sociedade por um trânsito seguro.