Depois de Barão, Nova Lima tem famílias retiradas de área de risco

A Vale enviou nota oficial neste sábado, dia 16 de fevereiro de 2019,
informando que a empresa responsável por atestar a estabilidade das barragens B3 e B4, pertencentes à Mina Mar Azul, localizada em Macacos, zona rural de Nova Lima e de sua propriedade, não atestou a estabilidade das referidas barragens.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil também recebeu uma notificação oriunda da mineradora e solicitou à Agência Nacional de Mineração (ANM) uma vistoria técnicain loco nas barragens. As barragens se encontram com nível de emergência classificado com o grau 2 e, por este motivo, em caráter preventivo e a fim de buscar a redução do risco de desastres no local, foi feita a evacuação de 170 pessoas moradoras da área do mapa de inundação (dam break -possível área de alagamento na hipótese de rompimento das barragens).

As pessoas retiradas da área de risco foram encaminhadas para o Centro Comunitário Macacos, próximo à Igreja de Macacos, localizado à rua Dona Maria da Gloria 711. Após cadastradas, elas foram alocados em hotéis da região.

A Coordenadoria da Defesa Civil de Minas informou que atua de forma preventiva visando reduzir os riscos de desastres. Desta forma, informamos que não houve rompimento das barragens B3 e B4, no município de Nova Lima e que a evacuação das áreas do mapa de inundação possui caráter preventivo, cujo objetivo é, tão somente, promover a preservação de vidas na hipótese da ocorrência de desastres envolvendo as barragens supracitadas.

Em Barão de Cocais, famílias em área de risco também foram evacuadas.