Temporal na tarde desta sexta-feira (12) em Itabira alagou via de acesso entre os bairros Caminho Novo/Novo Amazonas
A Defesa Civil do Estado de Minas Gerais alerta para a ocorrência de chuvas intensas com a possibilidade de cabeça d’água em todo o estado de Minas Gerais, durante os dias 14 e 16 de novembro, feriadão de Proclamação da República.
A Cabeça D’Água é um fenômeno natural de aumento repentino do volume da água em cachoeiras, rios e lagos por causa das chuvas intensas nas cabeceiras ou em trechos mais altos dos cursos d’água, que podem surpreender e arrastar os banhistas.
De acordo com o coordenador estadual adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, tenente-coronel Sandro Corrêa, o banhista deve ficar atento à mudança da cor da água, maior presença de galhos e folhas nos cursos d´água.
“Outra orientação importante diz respeito aos acampamentos: não montar os alojamentos próximos às calhas dos rios, escolhendo as partes mais altas”, alertou.
O tenente-coronel Sandro Corrêa destacou a importância de a população cadastrar o celular no Programa de Alerta Meteorológico. Basta enviar SMS com o CEP da sua região para o número 40199.
“A Defesa Civil responde com mensagem de confirmação do seu cadastro e, a partir desse momento, você passa a receber alertas periódicos sobre a situação de maior gravidade na sua região”, explicou.