Decreto libera taxista para cobrar mais caro em Itabira no mês de dezembro

Táxis estacionados na avenida João Pinheiro

Decreto foi assinado pelo prefeito Marco Antônio

10/12/2023 – Durante o mês de dezembro, contratar serviço de táxi ficará mais caro para o itabirano. O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) assinou no dia 30 decreto que autoriza os táxis de Itabira a cobrarem a bandeira dois durante todo o mês de dezembro. Essa autorização tem caráter excepcional e facultativo e está valendo desde as seis horas da última sexta-feira (1º) e se estende até as 22h de 31 de dezembro.

O texto foi publicado no Diário Eletrônico Oficial do Município (DOM), no site da Prefeitura, no dia 30 de novembro. De acordo com o decreto, o operador que optar por utilizar a bandeira dois durante esse período, deverá antes do embarque dos passageiros no veículo, informá-los em qual bandeira a corrida solicitada será realizada.

A bandeira dois é cobrada normalmente de segunda a sexta-feira, das 22h às 6h, a partir das 14h de sábado e aos domingos e feriados. Com essa autorização, o valor da bandeira dois poderá ser cobrado durante as 24 horas de qualquer dia da semana em dezembro.
Embora tenha agradado os taxistas, a medida também preocupa. Em época de transportes por aplicativo, o receio de alguns profissionais é de que o medo do aumento do valor da viagem possa afastar os passageiros.

José da Silva disse que está na função há mais de 20 anos. E para sobreviver, o taxista agora está precisando se reinventar e se adequar às mudanças. “Quando chegaram esses serviços por aplicativo pensei que seria uma febre e que passaria logo. Como percebi que o serviço veio para ficar, hoje ofereço um serviço mais diversificado, aliando a segurança do serviço de táxi e ainda aderi ao aplicativo”. Ana Clara também disse que para não ficar com o carro parado no ponto se inscreve em todos as agências que atendem em Itabira.

Já José Juvenal garante que a clientela do táxi é formada por um público que prima mais pela segurança e confiança. Contudo, se o movimento cair mais por questão de tarifa, ele não descarta a possibilidade de aderir à nova modalidade do transporte de passageiros.
Experiente e confiante no serviço que oferece, Ermelindo Lage aprovou a medida. Ele explica que em Itabira não tem diferença de bandeirada. “O valor da corrida depende da quilometragem rodada”.

A bandeira dois, de acordo com ele, é em horários específicos e aumenta o valor em 20%. “Então, durante o mês de dezembro, o taxímetro vai funcionar normalmente e o passageiro vai pagar 20% a maior sobre o valor final”.

O último reajuste da tarifa de táxi foi concedido em agosto de 2021, após mais de cinco anos sem aumento. A bandeirada, valor constante no taxímetro no início da corrida, é de R$ 6,40. Além do pagamento em dinheiro, os passageiros de táxi têm a opção de pagar a corrida por meio dos cartões de crédito e débito e também por Pix. Atualmente, Itabira conta com uma frota de 119 táxis em operação.

Matéria publicada na edição 799 do Folha Popular