Presidente da Câmara Municipal de Itabira, Heraldo Noronha, falou do apoio do Legislativo para o desenvolvimento da educação em Itabira
3/06/2023 – A UniFuncesi, Prefeitura de Itabira e Vale lançaram nesta sexta-feira (2), o curso de medicina no Município.
Durante a solenidade, realizada no auditório da universidade, a Vale assinou convênio para repassar R$ 8,8 milhões para a instituição de ensino, valor divido em duas parcelas. A primeira já foi paga e a segunda, poderá ser depositada em 30 dias após prestação de contas sobre a aplicação do recurso, exclusivamente para estruturação do novo curso.
Além de professores, diretores e ex-diretores da UniFuncesi, a solenidade contou com a presença de gerentes da Vale, prefeitos de Itabira, Santa Maria de Itabira e João Monlevade, vereadores, líder religioso, profissionais da saúde e pessoas da comunidade.
O diretor da UniFuncesi, Maurício Mendes, creditou a conquista ao trabalho que acontece desde a fundação da instituição, há 30 anos. Assista o vídeo.
A pediatra e coordenadora do curso de medicina da UniFuncesi, Ana Paula Pinheiro, tem grandes expectativas para o início das aulas.
- “Será um curso capaz de proporcionar ao aluno a oportunidade de trabalhar considerando as necessidade de saúde da população, que ele esteja mais próximo da comunidade, com inserção precoce no campo de prática, e que discuta os problemas da população atendida não só considerando a dimensão biológica, mas também a psicossocial, estando apto a atender na região”, destacou a médica.
- “É uma conquista que marca esse novo modelo de gestão. Um projeto construído a várias mãos e que vai impactar o presente e o futuro de Itabira”, definiu o prefeito Marco Antônio Lage, ao falar dos benefícios da Faculdade de Medicina para a cidade. “Estamos falando de impactos diretos para a Educação, para a Saúde, para o Desenvolvimento Social e para o Desenvolvimento Econômico. Um projeto em Itabira, mas com desdobramentos para toda região. Mais um grande passo para que a gente se consolide como referência em Minas Gerais”, disse.
A reitora do centro universitário, Flávia Pantuza, disse que a conquista não é só de Itabira, mas de toda a região. Assista o vídeo.
O prefeito de João Monlevade, médico Laércio Ribeiro (PT), falou da importância do empreendimento, que beneficiará toda a região.
- “Essa conquista é extremamente importante para toda a região, principalmente para João Monlevade, que está tão próxima à Itabira. Precisamos manter este intercâmbio com Itabira, não uma disputa. Em nossa cidade temos três universidades, e as cidades devem crescer juntas. Vejo também que, além de contribuir para formação de novos médicos, o curso poderá ofertar aprimoramento dos que já estão trabalhando, inclusive, acredito que existem médicos gabaritados aqui em Itabira que podem fazer parte da equipe de ensino da Unifuncesi. Estou muito feliz em poder estar aqui, participando desta solenidade”, disse.
O curso está com inscrições abertas até o dia 7 de junho. A primeira turma contará com 66 alunos e as aulas estão previstas para este segundo semestre. A mensalidade será de R$ 8.250.
Veja Matéria relacionada:
Uma semana após anunciar curso de medicina em Itabira, UniFuncesi abre inscrições