Creches de Itabira vão receber quase 19 mil fraldas descartáveis do PEM

As fraldas serão distribuídas para as 22 creches de Itabira. Serão contemplados os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e as creches conveniadas

20/01/2024 – O Polo Econômico da Mulher (PEM) de Itabira, entregou para a Secretaria Municipal de Educação (SME) na manhã de sexta-feira (19), um lote com 18.660 fraldas descartáveis infantis, que serão utilizadas nas creches do Município. O repasse foi possível por meio de um termo de fomento entre a Polo Econômico e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo.

Pelas informações, cerca de 2 mil crianças de até três anos serão beneficiadas.

O PEM produz além de fraldas infantis, fraldas geriátricas e absorventes higiênicos. Todos os produtos fabricados terão destinação social no município.

PEM
A fabricação de fraldas e absorventes higiênicos é um projeto do PEM, que tem a parceria da Prefeitura de Itabira, por meio do termo de fomento com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A fábrica Maria Cassemira, instalada no bairro Pedreira do Instituto, emprega na atualidade 15 mulheres do bairro, que ainda passaram por qualificação. A iniciativa tem o objetivo de impulsionar o empreendorismo feminino, além de fortalecer o vínculo familiar para mulheres em situação de vulnerabilidade.

A fábrica foi inaugurada em junho de 2023 e o bairro Pedreira foi escolhido para a instalação do projeto pelo grande número de mulheres em situação de vulnerabilidade. Atualmente o projeto tem capacidade de produzir 5 mil unidades de fraldas e absorventes por mês.

O nome da fábrica é uma homenagem a primeira mulher empresária de Itabira, Maria Cassemira. Ela era a principal acionista da Fábrica de Tecidos do Pedreira, inaugurada em 1988 e funcionou na comunidade até o ano de 1950.