Cras no bairro Fênix ganha sede própria

Unidade atenderá o Fênix e bairros adjacentes

05/10/2023 – A Assistência Social de Itabira ganhou mais um reforço no combate às desigualdades nesta quinta-feira (05). Foi entregue para a população a nova unidade do Centro de Referência de Assistência Social da região Fênix. Ao todo, a unidade será responsável por atender os bairros Abóboras, Bálsamos, Conceição, Hamilton, Jardim Belvedere, João XXIII, Pedras do Vale, Machado, Monsenhor José Lopes, Ribeira de Cima, Santa Marta, Santa Ruth e Valença, além do Fênix.

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, o território de abrangência do Cras Fênix é o que concentra maior número de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza da cidade, cerca de 5 mil famílias são cadastradas e mais de 4 mil atendimentos são realizados pela equipe da Prefeitura.

Sônia Maria de Freitas é moradora do Santa Marta e usuária do Cras Fênix. Segundo ela, a felicidade é imensa em saber que a unidade saiu do aluguel e foi para a sede própria. “Eu gostei muito porque é o pessoal aqui do Cras que me ajuda na luta. Muitas vezes é difícil, mas, conversando com eles, eu melhoro a cabeça e fico bem. O pessoal aqui merece”, relatou Sônia. Atualmente, a unidade concede mais de 1.300 benefícios eventuais (como cartão alimentação), além de ter no cadastro, aproximadamente, 1.000 famílias beneficiárias da moeda social Facilita.

Para a secretária de Assistência Social, Nélia Cunha, a nova unidade garante a potencialização e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e o acesso a direitos. “ Espero que os profissionais e toda a comunidade usufruam deste espaço porque o Cras é a casa das famílias”, pontuou.

Osmar de Oliveira, a coordenadora do Cras Fênix, Rafaela Brito, e a secretária de Obras, Transporte e Trânsito, Elaine Mendes. Na oportunidade, Elaine manifestou a sua gratidão em entregar uma obra tão importante para a comunidade.

“Quando a gente entrega uma obra dessa, não entregamos somente a estrutura física, mas também a garantia de direitos dos usuários para que eles e os trabalhadores da unidade, possam usufruir de um local com dignidade. Convido vocês para zelarem por esse espaço e que essa obra faça de fato a diferença na vida dos usuários”, finalizou a secretária.