Covid-19: Alvarás têm prazo para pagamento prorrogado por 90 dias; servidores recebem sexta

A Prefeitura de Itabira prorrogou por 90 dias o prazo para pagamento dos alvarás de funcionamento que venceriam nestes meses de março e abril. O novo prazo foi definido para 30 de junho. A medida é uma forma de incentivo e ajuda aos comerciantes diante da pandemia do novo coronavírus.

Cada contribuinte deve retirar a nova guia no site da Prefeitura de Itabira Clik aqui.

Para evitar aglomerações, pagamento de servidores será antecipado e ocorrerá nesta sexta-feira

Os servidores da Prefeitura de Itabira receberão seus salários nesta sexta-feira (3). A antecipação do pagamento, regularmente feito no quinto dia útil, é uma medida do Governo Municipal para que sejam evitadas as filas e aglomerações nos terminais bancários.

Nos pagamentos de sexta-feira, referentes ao mês trabalhado de março, os salários de todo o funcionalismo público terão reajuste de 4,48%, conforme Lei Municipal 5.200, sancionada pelo prefeito Ronaldo Magalhães no último dia 19 de março. Os depósitos somarão R$ 9,9 milhões.

Prefeitura e administração indireta têm aproximadamente 4.300 servidores.

Também será pago na folha as férias-prêmio àqueles que requereram o benefício em espécie (limitado a 30 dias). A Prefeitura retomou neste ano o pagamento em pecúnia das licenças-prêmio, o que não ocorria desde 2015.

Orientações

Diante da pandemia de Covid-19 e as recomendações por isolamento social, a Secretaria Municipal de Fazenda orienta a cada servidor que:

  1. Se necessários saques ou pagamentos em terminal eletrônico, prefira os horários de pouco movimento, evitando aglomerações;

  2. Em caso de filas, mantenha a distância mínima de um metro entre as pessoas;

  3. Os caixas eletrônicos funcionam também em fins de semana, tanto nas agências bancárias como em alguns estabelecimentos comerciais da cidade;

  4. Dê preferência aos pagamentos por meios eletrônicos: pelo smartphone ou pelo computador, evitando sair de casa;

  5. O servidor pode utilizar o cartão bancário, na função débito, e evitar ir aos terminais, já que a maioria dos estabelecimentos aceita esse meio de pagamento.