Membros da associação durante evento da Prefeitura de Itabira
7/05/2025 – Durante reunião da Comissão Especial da Câmara Municipal de Itabira, os vereadores liberaram para votação projeto de lei de autoria do prefeito Marco Antônio Lage (PSB) que autoriza a doação de um imóvel público para a Associação Quilombola Morro Santo Antônio. Com a aprovação em plenário, a área será destinada à construção e funcionamento da instituição.
A doação é parte de um esforço maior de reconhecimento e valorização das comunidades quilombolas. O imóvel será destinado exclusivamente à instalação e funcionamento da sede da instituição e busca promover segurança jurídica e estrutural para que a Associação Quilombola Morro Santo Antônio possa avançar em projetos sociais, culturais e produtivos.
O terreno com área de 0,18,15 ha (dezoito ares e quinze centiares) está situado no Morro Santo Antônio, e possibilitará a ampliação das suas atividades destinadas à preservação da cultura quilombola, à promoção social e ao desenvolvimento econômico local.
A doação de um imóvel para a sede da associação quilombola garante ainda a posse legal do espaço, evitando futuros conflitos e garantindo a estabilidade da instituição.
Na justificativa à proposta, o Executivo destaca que “os quilombolas são uma parte essencial da história do Brasil, preservando os aspectos culturais, sociais e religiosos de seus ancestrais. Assegurar a dignidade e a justiça a estas comunidades deve ser um compromisso de todo gestor público”.