Compra de castramóvel e contratação de empresa especializada em serviços veterinários é uma iniciativa dos municípios associados, com recursos próprios, a fim de atuarem no controle e cuidado da população de cães e gatos
O Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Rio Piracicaba(Consmepi) adquiriu, recentemente, via licitação, um castramóvel e contratou uma empresa de serviços veterinários, a fim de ofertar um novo serviço, conforme demanda dos municípios. O carro, um modelo Fiat Ducato Maxicargo 2018/2018, no valor de R$ 202.900,00, adaptado para unidade veterinária de castração de animais de pequeno porte fica pronto este mês.
O objetivo é atender toda a região. Os municípios não associados e/ou consorciados poderão buscar os serviços de acordo com o requisito da instituição. A previsão de implantação é dezembro de 2018.
É importante lembrar que, hoje, o Consmepi oferta programas como o SIM, serviços de extensão de rede e substituição das luminárias convencionais por lâmpadas de LED, manutenção dos pontos iluminação pública, reparador para serviço de manutenção de vias pavimentadas(tapa-buraco), e, em breve, também disponibilizará local adequado para recolhimento de pneus inservíveis, somando, assim, a outros novos serviços da Amepi.
Os recursos do Consmepi são fruto de convênios com a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba(Amepi), para repasse financeiro e realização desses investimentos.
A clínica vencedora da licitação, Lanza e Fernandes Ltda, de Itabira, utilizará o veículo para prestação dos serviços veterinários que consistem na castração e chipagem de animais, entre caninos e felinos, devendo ser castrados no mínimo 25 animais por dia/evento.
Assim, é importante lembrar que a vigilância sanitária atenta que a castração de cães e gatos, além de evitar o abandono e sofrimento de animais, é fundamental para a saúde humana, uma vez que animais sem os devidos cuidados são potenciais transmissores de doenças.
Portanto, essa iniciativa é uma política pública que visa o controle reprodutivo, mediante o desenvolvimento de ações com fins de proteção, promoção e preservação das saúdes pública e animal e da qualidade do meio ambiente. Além disso, objetiva conscientizar, também, sobre a importância do cuidado com os animais domésticos.
A ação foi empreendida pelos municípios associados à Amepi, com recursos próprios. São eles: Alvinópolis, Bela Vista de Minas, Bom Jesus do Amparo, Catas Altas, Itabira, João Monlevade, Nova União, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, São Maria de Itabira, São Domingos do Prata e São Gonçalo do Rio Abaixo.