Conheça os seis pratos do concurso Sabores de Santo Antônio

Receitas: Bolinho de Queijo(Aart), Costelinha ao Mel com Mandioca e Queijo (Clube da Melhor Idade Florescer), Macarrão ao Molho Branco com Queijo(Rever), Pastel Especial (Apae), Porco Doce com Farofa (Pastoral Familiar) e o Santo Porco Melado(Assanbloc).

 

Sabores de Santo Antônio. Pela primeira vez, a Festa de Santo Antônio deu a oportunidade das barracas participarem de um concurso culinário. O pré-requisito dos pratos especiais era que tivessem como ingrediente obrigatório o queijo e/ou mel. Neste contexto, foram criadas várias receitas saborosas, a maioria utilizando, também, a carne de porco. Conheça as criações de cada barraca, em ordem alfabética. O vencedor será anunciado na noite de hoje(12).

Bolinho de Queijo. O prato da Associação dos Artesãos de Santa Bárbara(Aart) leva massa de milho ralada, cebolinha, ovos, fermento em pó químico, recheio de queijo e farinha de rosca para empanar. A ideia surgiu a partir de uma massa de mingau, que a Aart viu a possibilidade de reciclar e transformar em um bolinho.

Costelinha ao Mel com Mandioca e Queijo. O Clube da Melhor Idade Florescer apresentou uma costelinha de porco que é temperada (por duas a três horas), acrescida de mel, assada no forno a 180 graus, envolvida no papel alumínio, por duas horas. Depois desse tempo, é retirado o papel laminado, continuando a carne a ser assada até corar. A mandioca é cozida no sal. Ao final, o prato recebe salsinha, cebolinha, queijo e mel, salpicados por cima. A equipe teve a ideia a partir do mel, por acreditar que o ingrediente obrigatório, com a carne de porco, resultaria em uma boa combinação, acrescido da mandioca para incrementar a receita.

Macarrão ao Molho Branco com Queijo. Já na barraca do Resgate Emergencial Voluntário Estrada Real(Rever) o prato concorrente foi um macarrão gravatinha, ao dente, cozido na hora. No molho, leite, cebola, pimenta do reino, creme de leite e mussarela ralada. Por cima deste creme, ervas finas, queijo ralado e cebolinha. A inspiração do Rever foi pensar em um prato saboroso que, na concepção deles, não deveria ser a opção das outras barracas.

Pastel Especial. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) apresentou um pastel com massa tradicional, mas contendo recheio especial, com banana, aveia, mel e mussarela. Os ingredientes são misturados, para que o mel não derreta durante a fritura. A Apae, conhecida por seu tradicional pastel, com grande fila de procura, todos os anos, se inspirou em seu produto carro chefe, para uma nova experiência saborosa.

Porco Doce com Farofa. O prato da Pastoral Familiar trouxe um pernil de porco temperado com limão, acompanhado de uma farofa de cebola picada e um molho com mostarda, açúcar mascavo, suco de laranja e mel. A carne de porco também foi a inspiração da Pastoral, por acreditarem na boa combinação com o mel.

Santo Porco Melado. A Associação Cultural Santa-Barbarense dos Blocos de Carnaval (Assanbloc) apostou em um sanduíche gourmet. A receita tem pão de sal, levemente umedecido com molho de mostarda e mel, duas fatias de pernil, alface picada, cebola roxa fatiada e duas fatias de tomate. Por cima, mais molho de mostarda e mel, para incrementar.

 

 

A ideia surgiu após uma reunião dos blocos, onde cada um levou um prato para degustação, sendo este, o preferido da maioria. O nome é uma homenagem a Festa de Santo Antônio, junto aos ingrediente principais, a carne de porco e o mel.

 

Paladar. Os pratos deveriam seguir as características da festa e ter preços acessíveis. Os sabores agradaram aos mais diferentes paladares, chegando até a esgotarem nas barracas, tamanha a procura.