Conceição assina termos para garantir desenvolvimento sustentável

O município de Conceição do Mato Dentro vem atuando para ocupar novamente a sua importância como referência em ações de desenvolvimento sustentável, com iniciativas que valorizem a região da Serra do Espinhaço, reconhecida como patrimônio natural pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 2005. Neste cenário, o município aderiu a quatro projetos. A assinatura aconteceu na noite de quarta-feira, dia 11 de julho, durante o seminário “O Brasil que Cuida de Suas Águas: Construindo as Bases para o Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas”, que acontece no plenário da Câmara Municipal, até esta sexta, dia 13.

Para o prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando Aparecido de Oliveira “Zé Fernando” (PMDB), a iniciativa recoloca o município no caminho para grandes conquistas. “Conceição agora adere ao ICLEI, junto com Belo Horizonte, Betim, e outros municípios de Minas e as mais importantes capitais do país. Tenho certeza que fazer parte desta rede abrirá novas portas, novos horizontes para Conceição do Mato Dentro”, diz o prefeito Zé Fernando.
Outra opinião é do Secretário-Executivo do ICLEI para América do Sul, Rodrigo de Oliveira Perpétuo. Para ele, a adesão de Conceição ao ICLEI significa um compromisso internacional que o prefeito Zé Fernando assume com o desenvolvimento sustentável. “Nós vamos apoiar a administração municipal no seu esforço de harmonizar os instrumentos de planejamento com os marcos globais da sustentabilidade a partir de ações muitos práticas e que tenham um cunho de harmonia e afinidades com as diretrizes propostas para Conceição”, argumenta Rodrigo de Perpétuo.

QUATRO INICIATIVAS
• Adesão de Conceição do Mato Dentro à rede ICLEI (veja abaixo). O município passa a integrar uma rede de mais de 1.500 cidades e regiões comprometidas com a construção de um futuro sustentável. A Rede permitirá a Conceição de Mato Dentro a desenvolver políticas públicas e ações pela sustentabilidade.
• Assinatura do Termo de Intenções entre o município de Conceição do Mato Dentro, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e o Instituto Espinhaço para criar o Programa de Gestão Cultural Integrada do Território em Conceição do Mato Dentro. Projeto piloto que cria uma modelagem para a Serra do Espinhaço.
• Parceria entre a Prefeitura Municipal, a Sociedade Brasileira de Agrosilvicultura e o Instituto Espinhaço para a implentação do projeto Ouro Verde. O Ouro Verde integra o projeto “Plantando o Futuro: Semeando Florestas, Colhendo Águas na Serra do Espinhaço”. Por meio de uma ação junto a produtores rurais, o Ouro Verde prevê o reflorestamento da região com a árvore nativa Candeia.
• Termo de Intenção entre Conceição e o Instituto Espinhaço para a implementação do CERNE (Centro de Pesquisa, Fomento e Desenvolvimento Florestal, Educação Ambiental e Ecosofia, Gestão Cultural Integrada de Território, Ecohidrologia, Ciências e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável na Cordilheira do Espinhaço).

SAIBA MAIS SOBRE O ICLEI
O ICLEI-Governos Locais pela Sustentabilidade é a principal rede global de mais de 1.500 cidades e regiões comprometidas com a construção de um futuro sustentável. Através de nossos esforços coletivos, impactamos mais de 25% da população urbana global. Os governos locais e regionais da rede ICLEI trabalham em conjunto com uma equipe diversificada de especialistas globais em 22 escritórios ativos em 124 países. Juntos, abordamos os impactos locais de mudanças globais sem precedentes, da mudança climática à urbanização, visando que o desenvolvimento urbano tenha o menor impacto possível nos sistemas globais e construa comunidades centradas nas pessoas e equitativas. O Secretariado para América do Sul conecta seus mais de 60 governos associados em 8 países a este movimento global. Ao longo destes anos, destacou-se no desenvolvimento e execução de projetos nas temáticas de: Clima e Desenvolvimento de Baixo Carbono, Resiliência, Resíduos Sólidos, Compras Públicas Sustentáveis, Biodiversidade Urbana, dentre outros. (Fonte: sams.iclei.org)