Comunidade indígena e escolas de Carmésia e região selam parceria com ganhos mútuos

Em uma das visitas, foi possível assistir celebrações e jogos indígenas (Fotos e vídeos: Pretinho Fotografias)

30/10/2023 – A Associação Aldeia Kana Myhay Pataxo Retirinho, da etnia Pataxó, na cidade de Carmésia, está levando seus costumes, histórias e cultura para comunidades escolares do Município e de outras cidades na região por meio de parceria com a Prefeitura local. As visitas acontecem também na aldeia, onde os estudantes são recepcionados pelo grupo de jovens Etxaênuk, idealizador da iniciativa, que classifica a ideia como um intercâmbio cultural.

SAIBA MAIS SOBRE A TRIBO ASSISTINDO VÍDEO DO RITUAL DE CASAMENTO AQUI

Cultura local apresentada: noivo, para se casar com a pretendente, tem que carregar uma pedra de 20 quilos por cerca de 40 metros. Se não conseguir, moça segue na casa dos pais

Nas apresentações na Aldeia Kana Myhay, além do ritual de casamento, que foi uma oportunidade a parte, o grupo Etxaênuk destaca a pintura corporal e seus significados, músicas e danças da aldeia, que contam histórias dos desafios, lutas e vitórias ao som de instrumentos e vocalidades exclusivas.

A parceria tem trazido ganhos mútuos para indígenas e alunos das escolas de Carmésia e da região, uma oportunidade ímpar para índios e estudantes das cidades.

Após todo o ritual e vencer o desafio, tribo cela o casamento do casal