A comunidade escolar de Catas Altas, formada por educadores e alunos da rede municipal e estadual, participaram recentemente de uma formação sobre Geociências.
A oficina foi promovida pela Fundação Vale em parceria com a Prefeitura e teve como um dos objetivos favorecer a maior compreensão das transformações nos municípios onde a atividade mineradora é forte.
Além disso, possibilitou o aprendizado de geografia, ciências, matemática, arte, história, linguagens e outros de igual importância na formação integral; o desenvolvimento de habilidades socioemocionais; a ampliação da autonomia intelectual; o reconhecimento da importância da sustentabilidade; e a maior integração com a comunidade.
“Essa formação foi muito importante, pois permitiu uma reflexão sobre as possibilidades do docente abrir espaço na sala de aula para a busca e a investigação. E, para os alunos, foi uma oportunidade de despertar o espírito científico, no estímulo ao raciocínio e à formulação de problemas e hipóteses”, explica a coordenadora pedagógica da Rede, Ariane Hosken de Sá Carvalho.
Ainda dentro do trabalho, os alunos das escolas municipais Agnes Pereira Machado e João XXIII, do Morro D’Água Quente, estadual Alzira Ayres Pereira e os educadores envolvidos (professores de Ciências, Geografia e coordenadores pedagógicos) puderam aprender um pouco mais sobre rochas, minerais e outros materiais, além de conceitos básicos relacionados a vulcões e transformação do estado físico da matéria, em particular a fusão.
Ao final, cada escola recebeu quatro geokits (kit composto por amostras de rochas e minerais); caderno do aluno com 10 oficinas de Geociências; suplemento do professor com orientações para o desenvolvimento das oficinas propostas; e fichas extras com atividades direcionadas especificamente para o uso do GeoKit.