Lojas estão preparadas para a data comercial mais importante do ano
22/12/25023 – O comércio itabirano se aproxima do Natal, principal data comemorativa para o setor, com total otimismo. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a expectativa dos comerciantes é uma alta de 5% a 15% dependendo do setor.
Para o presidente da CDL Itabira, Eduardo Moraes, o avanço nas vendas para o Natal estimado pelos lojistas é reflexo dos treinamentos e cursos de capacitação oferecidos pela entidade aos associados.
“As expectativas são excelentes, devido ao comércio local estar a cada ano mais preparado, com treinamentos que a CDL fornece e a procura cada vez maior por capacitação de quem trabalha no comércio, procurando assim a diversificação econômica; e o empreendedorismo é o caminho para essa diversificação”, informou Eduardo Moraes, através de sua assessoria.
O clima natalino e toda a atmosfera criada na cidade a partir da campanha de premiação, decorações das ruas, praças e lojas, reforçam ainda mais o interesse do consumidor.
A entidade apostou pesado na campanha Natal de Prêmios e este ano vai sortear R$ 100 mil para os consumidores. Até os vendedores ganharão com o empenho no atendimento de qualidade. Para eles, que venderem os cupons premiados, serão divididos R$ 8 mil.
Presidente da CDL Eduardo Moraes
“A CDL Itabira tem um presidente e diretores que sempre pensam fora da caixa, otimistas de ‘carteirinha’, procuram sempre incentivar o comércio local de boas práticas em atendimento e fornecer o melhor para a população. Hoje, o itabirano não tem a necessidade de ir até a capital para encontrar produtos por anos atrás não encontrados por aqui. Com muito trabalho e pé no chão, a CDL Itabira promove um crescimento no comércio local, preparando e realizando diversas campanhas ao longo do ano e não somente a campanha de Natal. Diante desse crescente no trabalho desenvolvido, a campanha de natal vem para fechar o ano com chave de ouro, um excelente ano que CDL e comércio local fizeram juntos neste ano de 2023″.
Desempenho da economia ajuda no aquecimento das vendas, dizem lojistas
Além dos trabalhos e campanhas de incentivo promovidos pela CDL, os lojistas somam como motivo das boas vendas o desempenho da economia e os resultados dos indicadores econômicos, que impactam a atividade.
“Posso usar a minha loja como exemplo. Antes, eu recebia pessoas aqui todos os dias em busca de emprego. Agora, as pessoas estão dispensando, ou seja, estão empregadas, indo ao comércio para consumir”, atestou Maisa Silva, promotora de vendas.
Em princípio, o movimento começou bem tímido, segundo Elvécio Guerra, dono de uma loja de variedades. Mas neste último fim de semana para cá, ele disse que o crescimento nas vendas indicou como será o encerramento do período.
“Já estou repondo mercadorias, com risco até de faltar determinados produtos”, disse.
Os gastos com presentes para o Natal, devem ficar em torno de R$ 418 por pessoa, segundo estimativa da CDL, com base em pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em parceria com o Instituto Datafolha. O levantamento revelou que 36% dos brasileiros pretendem gastar mais do que no Natal de 2022.
Além da predisposição para presentear por parte do consumidor, lojistas esclarecem que também estão fazendo sua parte.
Para atrair os consumidores, o comércio apresenta várias alternativas para as compras, como promoções, kits promocionais, liquidações e sorteios. Outra estratégia é oferecer descontos, planos de pagamentos facilitados e brindes, como também, lançar produtos novos e ampliar a variedade de mercadorias.
Os presentes mais procurados, segundo os lojistas, foram roupas, calçados, brinquedos, bolsas e acessórios, celulares, perfumaria, beleza e bijuterias.
Na tentativa de aumentar as vendas, boa parte dos comerciantes quer abrir as lojas no domingo (24), véspera de Natal. Decreto municipal estendeu o horário de atendimento do dia 11 a 24 de dezembro. Nesta última semana que antecipa a data, as lojas têm opção de funcionar das 9h às 21h até sábado e no domingo, das 9h às 15h.
Lançada no início de dezembro, a campanha Show de Natal 2023 vai dar R$ 100 mil em prêmios para clientes, vendedores e comerciantes. A expectativa da CDL é que a campanha movimente, de novembro a janeiro, cerca de R$ 40 milhões na economia local, com 1 milhão de cupons circulando nas lojas de Itabira, Santa Maria de Itabira e região.
Neste ano, também haverá premiação de R$ 8 mil para os vendedores que tiverem seus cupons premiados.
Ao todo, serão sorteados ao público: R$ 50 mil em cinco vales-compras de R$ 10 mil cada. cinco smartphones, cinco TVs, uma Honda Biz 100c, além de um prêmio exclusivo do JL Supermercados – patrocinador master da ação – que sorteará cinco vales- compras de R$ 500.
Outra novidade desenvolvida para o Show de Natal, é o Concurso de Vitrines. Os comerciantes que se cadastrarem e decorarem as suas vitrines estarão concorrendo a prêmios de R$ 10 mil, R$ 6 mil e R$ 4 mil. A escolha será feita por votação popular, de forma on-line.
- Matéria publicada na edição 800 do Folha Popular