Objetivo da passeata é informar à população, principalmente as mulheres, sobre a maneira como proceder em casos de violência doméstica, sexual, dentre outras formas. A concentração será às 13h30, na Escola Dom Bosco, onde serão confeccionados cartazes.
Passeata. No dia 28 de novembro, próxima quinta-feira, uma passeata sobre o combate à violência contra a mulher ganhará as ruas do centro da Cidade. Organizada pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social(Creas), a finalidade é informar a população, sobretudo as mulheres, a respeito de como proceder em casos das várias formas de violência existente, contra este público.
O evento. A passeata começa com uma concentração às 13h30, na escola Dom Bosco, momento em que serão confeccionados cartazes informativos. A caminhada se inicia às 14h30 e segue da instituição escolar até o estande Saúde da Mulher, que estará montado na praça, em frente à Secretaria de Desenvolvimento, Mobilização e Proteção Social.
Público-alvo. Toda a população de Santa Bárbara é convidada a participar, em especial as famílias usuárias da Política de Assistência Social e as beneficiárias do Programa de Inclusão Produtiva da Mulher (modalidades I e II).
Histórico. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública(FBSP), nos últimos 12 meses, 1,6 milhões de mulheres foram espancadas ou sofreram tentativa de estrangulamento no Brasil. Além disso, 22 milhões (37,1%) de brasileiras passaram por algum tipo de assédio. Neste contexto, segundo a mesma fonte, em 42% das agressões, mais da metade das mulheres (52%) não denunciou o agressor ou procurou auxílio.
Estas ocorrências causam grande impacto na vida dessas vítimas, afetando, sobretudo, a saúde dessas mulheres, envolvendo, assim, desde os serviços de urgência/emergência, até a atenção especializada (assistência social e psicologia), requerendo, ainda, reabilitação física e psicológica.
ODS. Esta pauta está associada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável(ODS) da ONU de número 5, que trata de Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Vamos além? Salve o nosso número no whatsapp, (31)98979-2499, e nos mande uma mensagem solicitando o seu cadastro. Assim você fica por dentro das nossas principais notícias do dia e também pode contribuir com as suas sugestões e críticas.