Os participantes visitaram cinco empreendimentos na zona rural de Ipaba
Contato com a natureza, valorização da cultura local e boa comida. Uma combinação perfeita para um dia inesquecível. Quem participa da Rota do Mutum conhecer algumas das melhores paisagens do Vale do Aço. Resultado da parceria entre o Projeto Turismo no Vale e Ana Cleide Eventos Exclusivos, com o apoio da CENIBRA e Prefeitura de Ipaba, a Rota do Mutum realizou mais uma edição e contou com a participação de moradores da região do Vale do Aço. Em um percurso de quase 50km, os participantes visitaram cinco empreendimentos na zona rural de Ipaba.
Uma das visitas aconteceu na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Macedônia, uma área da CENIBRA dedicada ao Projeto Mutum. O projeto atua na reintrodução de aves silvestres, como o Mutum, uma espécie de ave nativa da região da Bacia do Rio Doce, fortemente ameaçada de extinção, e outras aves.
Além da visita à Fazenda, a Empresa oferece uma trilha interpretativa, onde os visitantes podem apreciar a mata nativa e os monitoramentos ambientais que são realizados pela empresa. Brenda Cota, responsável pelo Programa de Educação Ambiental da CENIBRA, reforça que a Rota é um programa de grande importância socioambiental na região. “A Fazenda Macedônia e a trilha interpretativa são abertos à comunidade. Por meio da Rota do Mutum, é possível levar as pessoas para conhecer esses lugares e outros pontos especiais da nossa região. É um passeio com alto valor cultural e socioambiental. É importante para que a comunidade participe e incentive o turismo da nossa região”.
O Projeto Mutum e a Fazenda Macedônia foram os destaques da Rota, na opinião de Sônia Célia Campos Rocha. Moradora de Timóteo, participou com as irmãs e ficou impressionada com o trabalho desenvolvido pela CENIBRA na preservação das espécies. “Todos os lugares que visitamos são maravilhosos e nos mostram novidade. Mas, na Fazenda Macedônia vimos um trabalho de preservação extraordinário, com impactos positivos na nossa vida e da região que não têm preço. Foi um momento de aprendizado, absorvemos uma sabedoria incrível”.
Segundo Ana Cleide dos Santos, organizadora do passeio, o objetivo principal da Rota do Mutum é valorizar a tradição, o patrimônio cultural e a natureza da nossa região. “O passeio turístico pela zona rural de Ipaba une a produção artesanal às mineirices, à gastronomia e à ecologia. Estamos trabalhando firmemente na Rota do Mutum para apresentar os atrativos e produtos turísticos rurais da nossa região para incentivar o desenvolvimento dos pequenos negócios e a geração de renda”.
E quem participa, recomenda. Como a produtora cultural Leila Cunha, que participou do passeio acompanhada da família. Ela já havia ouvido falar da Fazenda Macedônia e da Rota do Mutum e garante que as expectativas foram superadas. “Gosto muito do Vale do Aço, da nossa história, natureza e riqueza cultural. O mais legal da Rota do Mutum é que nos mostra o vale do aço para além do aço, os projetos fantásticos que são desenvolvidos na nossa região de grande impacto, preservação ambiental e da memória. Valoriza a nossa região e nos mostra o que temos aqui também, de uma maneira sustentável”.