- Em cinco anos, curiosamente, os maiores gastos foram em 2024, ano de eleições. Na microrregião, Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo e Conceição do Mato Dentro lideram a lista de maiores gastos com artistas
27/11/2024 – O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) lançou o portal “Shows artísticos municipais”, com o panorama dos valores gastos em apresentações artísticas e musicais pelos municípios mineiros entre janeiro de 2020 e novembro de 2024. Na plataforma de controle social, o cidadão pode verificar o número de shows contratados por cada município, os valores gastos com cada evento e as evoluções dos shows e dos valores empenhados por ano.
Segundo dados do Portal de Análise de Dados Suricato, do TCEMG, as prefeituras mineiras gastaram quase R$ 940 milhões na contratação de shows musicais ao longo dos últimos cinco anos. Nesse período, foram quase 7 mil apresentações artísticas.
Em um mapa interativo, o portal permite que o cidadão pesquise por cidade ou por artista contratado, bastando um clique no ícone de busca desejado. Ao clicar no município, a plataforma abre um campo com o total empenhado pela administração pública em eventos artísticos, bem como o valor gasto por cada show contratado. Para limpar a seleção e exibir os empenhos gerais, o cidadão deve clicar novamente no município selecionado.
- Veja os detalhes no link: Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais
O Folha Popular prepara matéria especial para edição impressa de quinta-feira, 4 de dezembro.