CHUVAS: Várias cidades cortadas por rios estão inundadas

FOTO: Praça Central de São Gonçalo do Rio Abaixo, debaixo d’água

Em Santa Maria de Itabira, rio Jirau subiu cerca de 3 metros, obstruindo passagem principal e alagando casas. Há dezenas de famílias desalojadas em abrigos. Não há números exatos.

Em Barão de Cocais, o rio São João transbordou inundando casas e dezenas de lojas no Centro. Também não foi fornecido número de desalojados. Prefeito Décio Santos gravou vídeo relatando situação e parabenizando postura solidária do cacaiense. (https://www.facebook.com/ofolhanews)

Em Santo Antônio do Rio Abaixo, o rio subiu um metro, invadindo alguns imóveis próximos ao Balneário Benedito Martins Leite. Não há desabrigados. Linhas de ónibus interestadual estão indo até São Sebastião do Rio Preto e retornando.
Boato de que uma represa em Conceição do Mato Dentro havia estourado, foi desmentido pela Defesa Civil.

Outras cidades com graves problemas são Nova Era e Ferros. Aguarde mais informações.

Em São Gonçalo, prefeito Antônio Carlos decreta estado de emergência

Na manhã de hoje (25), o prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho, juntamente com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Sebastião Romualdo, se reuniu com representantes do Corpo de Bombeiros Militar para definir as medidas a serem adotadas para minimizar o impacto das fortes chuvas que assolaram o município nas últimas 24 horas. Diante da situação, o chefe do Executivo decretou estado de emergência.

A decisão se fez necessária para desburocratizar a contratação de serviços, obras emergenciais e compras diversas para dar suporte à população desabrigada. “Estamos todos mobilizados para ajudar a população de São Gonçalo no que for possível. Disponibilizamos pessoal, máquinas, veículos, locais para abrigo, alimentação, água e vamos continuar fazendo de tudo para diminuir o prejuízo e o sofrimento do cidadão”, declarou Antônio Carlos.

Numa ação conjunta hoje, representantes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Assistência Social do município estão percorrendo os locais de alagamento fazendo varreduras para orientar e resgatar as pessoas. Um barco do Corpo de Bombeiros está sendo utilizado para resgate dos moradores das áreas inundadas. “Vamos ajudar na remoção das pessoas ilhadas e fazer o traslado delas para um local seguro”, informou o tenente Marlon Medeiros.

A Prefeitura de São Gonçalo disponibilizou a Escola Integral do Centro e o Cesgra para abrigar a população desalojada. Ainda não foi contabilizado o número de pessoas atendidas.

Aguarde mais informações.