Chuvas continuam causando transtornos em Itabira; cidade segue em alerta vermelho

Vários acessos ficaram interditados devido a desmoronamento de encostas

As fortes chuvas que caem em Itabira de forma quase ininterrupta desde sexta-feira (7) continuam afetando a população e causando prejuízos. Ruas e avenidas ficam intransitáveis com o desmoronamento barrancos, muros desabam e o número de desabrigados e desalojados crescem.

Desde domingo, foi decretado alerta vermelho na cidade, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Entretanto, tem pessoas ignorando as orientações da Defesa Civil e se recusando a deixar suas casas, mesmo após ter sido constatado risco de segurança.

Somente nesta segunda-feira (10), mais de 10 famílias tiveram que deixar suas casas. Segundo informações da assessoria de Comunicação da Prefeitura, 39 pessoas de 10 famílias foram instaladas em hotéis e outras oito famílias, totalizando 18 pessoas, foram levadas para uma escola no Barreiro.

Nove famílias foram conduzidas para casas de familiares e amigos. Apesar da Prefeitura estar prestando assistência e oferecendo ajuda à população que vive em área de risco, três pessoas se recusaram a sair de casa para um abrigo seguro.

Com 11 técnicos atuando na busca ativa das pessoas impactadas pelas constantes chuvas, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, presta auxílio direto à essas famílias e na medida do possível dá início ao encaminhamento mais definitivo para cada família. Sete dessas famílias atendidas já foram encaminhadas ao Programa Bolsa Moradia (Probom).

Outra preocupação é com a condição de tráfego na cidade. Pela manhã, a Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) divulgou uma lista de ruas e avenidas parcial ou totalmente interditadas devido às chuvas. Entre elas, o órgão de controle de trânsito chama atenção para a rua H, que dá acesso ao Hospital Nossa Senhora das Dores. A via foi praticamente engolida pela queda de um barranco e foi totalmente interditada.

Outras duas avenidas importantes da cidade tiveram o trânsito comprometido e exigiam atenção dos motoristas. Na avenida Daniel Jardim de Grisolia, Centro, (em frente à casa lotérica), uma cratera se abriu e foi necessário a interdição parcial da via. A avenida Cristina Gazire, no Praia, também ficou interditada da rotatória até próximo ao prédio da Secretaria de Assistência Social.

Também foram interditadas a rua Sebastião José Gomes, bairro Clóvis Alvim (totalmente interditada); Travessa José Lopes, bairro Eldorado (parcialmente interditada) e a rua Daniel Jardim de Grisolia, bairro Hamilton (parcialmente interditada).

“A orientação é de que as pessoas em áreas de risco deixem esses locais. Itabira ainda continua em alerta vermelho, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em caso de riscos ou solicitação de apoio emergencial, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones (31) 3839-2147 (31) 98294-6273 (plantão WhatsApp) ou 199 (plantão).

Apesar de ter ocorrido registros de desabamentos de muros e barrancos, a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Obras ainda não têm esses dados fechados.