Gustavo Werneck recebeu a Medalha da Inconfidência pela sua atuação à frente da Gerdau – Foto: Lucas de Godoy
O chefe executivo de ofício (CEO) da Gerdau, Gustavo Werneck, foi um dos agraciados na cerimônia do Dia da Inconfidência Mineira, que aconteceu nesta sexta-feira (21/4). Ele recebeu a Medalha da Inconfidência pela sua atuação à frente da Gerdau, maior produtora de aço brasileira, que tem forte atuação em Minas Gerais. empresa tem para o Estado.
“A Gerdau está em Minas Gerais há quase 40 anos. Foi em Minas que a Gerdau cresceu e é aqui em onde ela também vai continuar crescendo. É orgulho muito grande receber esse reconhecimento que para nós demonstra que estamos no caminho certo, crescendo e nos desenvolvendo juntos com os mineiros e mineiras”, destaca Gustavo Werneck.
A Gerdau tem hoje 60% de suas atividades localizadas em Minas Gerais, onde possui unidades que atuam na produção de aço e minério de ferro, que hoje gera quase 17 mil empregos diretos e indiretos, contribuindo para o crescimento econômico do Estado.
Hoje a Gerdau é uma importante apoiadora nas áreas de esporte, cultura e social. No esporte, pelo segundo ano consecutivo, a empresa foi patrocinadora do Campeonato Mineiro. Os times de futebol Atlético e Cruzeiro, além das categorias de base dos clubes, também recebem apoio financeiro da Gerdau, mostrando o quanto a empresa aposta em Minas e incentiva o esporte no Estado.
A produtora de aço também é patrocinadora dos times masculino e feminino de vôlei do Minas Tênis Clube e suas categorias de base.
Na cultura, o MM Gerdau (Museu das Minas e dos Metais) é a porta de entrada da empresa para os eventos culturais. Ao longo de todo o ano, o local recebe diversas atrações que movimentam a cultura do estado. As inciativas culturais e artísticas das cidades onde a empresa atua também recebem apoio rotineiramente.
- Entrega das medalhas
A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck e é, tradicionalmente, entregue todo dia 21 de abril, Dia de Tiradentes.
Em 2023, o Dia da Inconfidência prevê homenagens a pessoas que contribuem para a projeção e valorização de Minas Gerais. Além do Grande Colar, existem outros três graus de honrarias: Grande Medalha, destinada a 40 pessoas; Medalha de Honra, que será entregue para 58 agraciados; e a Medalha da Inconfidência, que será recebida por 72 homenageados.
A solenidade ocorrerá em dois momentos distintos na cidade histórica de Ouro Preto, assim como foi feito nos últimos anos. A honra militar, com a cerimônia oficial de tiros, o hasteamento da bandeira e a colocação de flores no monumento ao mártir da Inconfidência Mineira, será realizada na Praça Tiradentes. Já o ato da entrega da Medalha da Inconfidência será no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com presença de público.
- História
O feriado do dia 21 de abril também é conhecido como Dia de Tiradentes – em alusão a Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto, no século XVIII.
A data resgata os valores históricos de Minas Gerais, como a luta por um processo mais democrático e de liberdade. Tiradentes foi executado no dia 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro