A Central de Compras de Itabira, inaugurada no último dia 10 de setembro, recebeu nesta segunda-feira, 26, a primeira carga de calcário ensacado adquirido pela operação “Compras Conjuntas”. A carga de 14 toneladas vai atender cinco produtores rurais da região. A Central de Compras está funcionando no Sindicato Rural de Itabira e é uma ação do AgroWIN, programa WIN – Caminhos para a Diversificação Econômica, uma iniciativa da Acita – Associação Comercial Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira.
O programa AgroWIN conta com a parceria de entidades ligadas ao setor, como: Sindicato Rural, Emater, Epamig, Prefeitura Municipal de Itabira, IMA, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e a Acita. O objetivo é criar um Plano de Ação para o desenvolvimento do setor e a Central de Compras é o fruto desta união das entidades e uma das ações do programa.
A carga de calcário ensacado é a primeira aquisição da Central de Compras. Outras demandas já serão atendidas, como a compra de 28 toneladas de calcário a granel para dois produtores rurais da região. De acordo com Janete Ferreira, funcionária do Sindicato Rural responsável pelas compras, os pedidos são feitos conforme a demanda dos produtores. O produtor interessado tem que entrar em contato com o Sindicato Rural e fazer a solicitação. A partir do pedido é realizada uma cotação de preços no mercado para fechar a compra. Nesta primeira compra a economia foi de mais de 40% no valor negociado, um benefício enorme para o produtor rural. Além do calcário outros insumos podem entrar na relação de compras, como: ureia, sulfato de amônia, super fosfato simples, cloreto de potássio, dentre outros.
Mauro Lúcio Ferreira, engenheiro da Emater avalia positivamente a Central de Compras. Segundo o técnico a ação pode beneficiar muito o produtor que consegue adquirir produtos de qualidade a um preço mais baixo. “A primeira compra é uma demanda dos produtores que começou a funcionar, a compra foi executada com rapidez e por um preço bem abaixo do mercado. E este produto ensacado não é encontrado facilmente aqui na região” garantiu Mauro Lúcio.
A aquisição de produtos por meio da Central de Compras favorece os produtores, pois a negociação garante um preço mais baixo para atender a demanda. “Este é o primeiro passo que vai nos proporcionar grandes caminhadas, as próximas compras serão feitas de acordo com a demanda, se um Produtor solicitar determinado produto, faremos pesquisas de preços e divulgaremos para que outros façam a adesão pra comprar e viabilizar a negociação com os fornecedores” afirmou Evando Avelar, presidente do Sindicato Rural de Itabira.
A Central de Compras está funcionando no Sindicato Rural de Itabira, diariamente de 8h às 17h, na rua Nelson Lima Guimarães, 10, bairro Pará. Mais informações: (031) 3831-1380.