Terminou na sexta-feira (19) as inscrições do processo seletivo para contratação temporária de 181.898 recenseadores que vão trabalhar no Censo Demográfico 2021, contudo, o levantamento pode ser inviabilizado devido a possível corte de receita prevista ao orçamento, fato que gerou nota publicada nesta segunda-feira (22), assinada pela direção da entidade:
Veja nota:
“O IBGE informa que o orçamento previsto para o Censo é de R$ 2 bilhões, conforme proposta encaminhada ao Congresso Nacional no dia 31 de agosto de 2020. O parecer final do excelentíssimo senhor relator propõe a exclusão de R$ 1,7 bilhão do orçamento solicitado para o Censo, o que inviabilizaria a operação. O IBGE conta com o apoio da Comissão Mista de Orçamento na próxima votação para que esse cenário seja revertido.
O País necessita das informações geradas pelo Censo, que são essenciais para subsidiar políticas públicas em diversas áreas, especialmente em um contexto de pandemia, onde esses dados são estratégicos para o avanço da vacinação e para o planejamento de infraestrutura em saúde.
Além de um modelo misto de coleta (presencial, telefone e online) e tecnologia de fronteira de supervisão e monitoramento, os profissionais envolvidos no Censo observarão, em todas as etapas da operação, rígidos protocolos de saúde e segurança adotados pelo IBGE, seguindo recomendações do Ministério da Saúde e as melhoras práticas de prevenção e combate ao COVID-19.
A Direção”.
Não foi informada a data da próxima reunião da Comissão Mista de Orçamento para a discussão do assunto.