Cemig viabiliza ida do Grupo Meninas de Sinhá a cidades do interior

Serão realizados shows e oficinas em Peçanha, Serro, Montes Claros, Itabira e Mutum
O grupo Meninas de Sinhá está percorrendo o interior de Minas Gerais com “Balaio de Sinhá: Raiz, Agulha, Rosário e Pião”, levando muita música e cultura popular para as cidades. Os quatro elementos são retratados em show e oficinas, em que as suas integrantes enfatizam a figura feminina como defensora de importantes elementos culturais como o saber, história, crendices, ensinamentos e costumes familiares.

O patrocínio da Cemig e Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, está possibilitando que mais pessoas, em diversas regiões mineiras, possam conhecer o projeto. Depois de passar por Serro e Peçanha, no início de junho, o grupo sairá em uma viagem internacional para se apresentar na Polônia. Ao retornar, fará oficinas e shows em Montes Claros, no Norte de Minas, Itabira, no Médio Piracicaba, e Mutum, no Vale do Rio Doce.

O show conta com a apresentação de uma coletânea de músicas populares brasileiras, coletadas a partir de pesquisas feitas pelas Meninas de Sinhá, contendo depoimentos de vida de suas integrantes quando moravam nestas cidades. Suas histórias ilustram cultura local, dando importância ao saber popular ainda presente em suas memórias.

Para as oficinas, é utilizado um balaio com vários objetos inspiradores que evocam memórias antigas de vivências em família. Cada participante retira um elemento e relata o motivo que o levou a escolhê-lo, contando sobre suas experiências de vida e lembranças que são compartilhadas por todos, promovendo um ambiente saudoso de tempos que não voltam mais.

A abordagem do Grupo demonstra a força, o cuidado e a transmissão de cultura de uns para os outros, seja a cultura dos remédios caseiros para todos os males, o cuidado com o enxoval, o fazer feminino de bordados e outras costuras. Além disso, é trabalhado o exercício da fé que traz rezas, cantos, instrumentos e brincadeiras que enfatizam o lado juvenil, bem como memórias de famílias e das cidades.

Os temas correspondentes aos patrimônios imateriais culturais enfatizados no projeto são: “Raiz”, que remete aos ensinamentos do cultivo, o trabalho na roça, conhecimentos medicinais e culinários apreendidos desde a infância, “Agulha”, que faz alusão aos ensinamentos de mãe para filha e ao universo feminino, o trabalho doméstico, os filhos e o casamento, Fé aborda as memórias interioranas dos cantos religiosos, folias e procissões, enquanto o tema “Pião” reúne antigas brincadeiras e cantos infantis relembradas pelas integrantes.

Programação dos shows
Montes Claros
Data: 17/08
Horário: 19h
Local: Praça Dr. Chaves

Itabira
Data: 25/08
Horário:19h30
Local: Teatro da Fundação Carlos Drummond de Andrade

Mutum
Data: 05/09
Horário:20h
Local: Praça Benedito Valadares