Clientes que possuem tarifa de energia social, hospitais públicos e filantrópicos além de microempresas serão beneficiados pela decisão
O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou na tarde desta segunda-feira (23/3), uma série de medidas que contribuem com a população de baixa renda neste momento de crise sanitária e propagação do Coronavirus em Minas Gerais. As medidas valem incialmente até o dia 30 de abril e para toda a área de concessão da Cemig e vão beneficiar mais de 2 milhões de pessoas em todo Estado, o que equivale à população de uma grande cidade, quase do tamanho de Belo Horizonte.
A Cemig decidiu flexibilizar o fluxo de pagamentos para as contas e garantir o fornecimento de energia elétrica para todos os clientes cadastrados como tarifa social, ou seja, baixa renda. Além disso, esses clientes poderão parcelar as suas faturas em até seis vezes, sem juros e multas. Hospitais públicos, filantrópicos, além de unidades de pronto atendimento, se enquadrarão nas mesmas medidas e receberão tratamento diferenciado pela empresa neste período. Para estes, os valores faturados e não arrecadados pela Cemig serão objeto de parcelamento sem a incidência de multas e juros.
Também para as microempresas enquadradas no decreto do governo terão seu debito parcelado em até seis vezes sem juros. Essa medida atenderá os clientes que formalizarem a solicitação junto à Cemig através dos canais virtuais disponibilizados pela empresa.
A Tarifa Social de Energia Elétrica é caracterizada por descontos incidentes sobre a fatura de famílias de baixa renda. Para ter direito ao benefício, as famílias devem atender a um desses três requisitos:
– estar inscrita no Cadastro Único do Governo Federal – CADUNICO, com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa; ou
– estar inscrita no Cadastro único do Governo Federal – CADUNICO, com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos elétricos; ou
– ter algum membro familiar que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social -BPC.
Desde a última semana, a Cemig já vem adotando medidas para preservar a saúde de sua força de trabalho e a de seus clientes. A companhia determinou o trabalho em casa para 70% dos seus colaboradores da área administrativa e vem tomando ações para evitar o contato dos trabalhadores com os clientes.
A Cemig garante que os clientes não serão afetados em nada, pois parte dessa força de trabalho continua exercendo as atividades profissionais de suas casas, operando os sistemas administrativos da empresa remotamente. A manutenção das redes de energia e o atendimento nos endereços de consumo, de todos os clientes, continuam acontecendo normalmente, pois se trata de trabalho ao ar livre, sem aglomeração de pessoas.
Solicitação de serviços pelos canais digitais
A partir desta segunda-feira, os clientes da Cemig devem solicitar os serviços por meio dos canais digitais de atendimento. Nessas ferramentas, os clientes podem conseguir a segunda via e o histórico das conta e de leitura e faturamento, além de poder solicitar a religação de energia, troca de titularidade, ligação nova, avisar sobre de falta de energia e o cadastrar o recebimento de fatura por e-mail.
Todos esses serviços podem ser acessados por meio dos canais de atendimento disponibilizados pela companhia, como o aplicativo Cemig Atende (disponível para Android e IOS), a agência virtual Cemig Atende Web (disponibilizada no endereço https://atende.cemig.com.br), o SMS (enviar um torpedo para o número 29810) e os aplicativos Telegram e Whatsapp.
É fundamental que os clientes utilizem estes canais (cemig.com.br, clicar em atualizar meios de contato) para fazerem sua atualização cadastral e assim possam solicitar serviços e receberem informações sobre sua fatura, dicas de economia de energia e demais notícias de seu interesse.