FOTO: Escritório da Cemig em Belo Horizonte
A Cemig tomou a decisão de adotar o trabalho em casa para 70% dos seus empregados da área administrativa. A medida tem por finalidade reduzir as chances de contágio pelo coronavírus e proteger essas pessoas, visitantes e fornecedores. Os dois últimos, aliás, tiveram a entrada nas dependências da empresa suspensa desde a última segunda-feira, à exceção da entrega de produtos.
Com o trabalho em casa, foi bastante reduzido o número de trabalhadores circulando pelos elevadores, dividindo banheiros coletivos, cantinas e espaços comuns de trabalho nos 23 andares do prédio-sede da Avenida Barbacena 1.200, em Belo Horizonte. O mesmo aconteceu nos escritórios regionais no interior de Minas Gerais. Não há nenhum caso de contaminação entre os empregados até o momento, e a decisão tomada é preventiva.
Os clientes da Cemig em nada serão afetados, pois essa força de trabalho continua exercendo as atividades profissionais de suas casas, operando os sistemas administrativos da empresa remotamente. A manutenção das redes de energia e o atendimento nos endereços de consumo, de todos os clientes, continuam acontecendo normalmente, pois se trata de trabalho ao ar livre, sem aglomeração de pessoas.
No sentido ainda de prevenir e tentar impedir a propagação do vírus, ajudando a achatar a curva de crescimento da pandemia, a Cemig solicita a seus clientes que optem por receber suas contas de energia por e-mail e, também, que evitem se deslocar até as agências da empresa. Vários serviços podem ser demandados digitalmente, a exemplo da segunda via de conta, o histórico de contas, o histórico de leitura e faturamento, a religação de energia, a troca de titularidade, a ligação nova, o aviso de falta de energia e o cadastro de recebimento de fatura por e-mail.
Todos esses serviços podem ser acessados por meio dos canais de atendimento disponibilizados pela companhia, como o aplicativo Cemig Atende (disponível para Android e IOS), a agência virtual Cemig Atende Web (disponibilizada no endereço https://atende.cemig.com.br), o SMS (enviar um torpedo para o número 29810) e os aplicativos Telegram e Whatsapp.
No Whatsapp, o atendimento é feito pelo número (31) 3506-1116. Nesse canal, é possível consultar débitos, emitir a segunda via de fatura e informar a leitura do medidor. Já no Telegram, o cliente pode acessar três serviços: segunda via de conta, informe de leitura e aviso de falta de energia. Basta procurar a Cemig dentro do aplicativo ou adicionar o contato @CemigBot. Nesses canais, é possível realizar solicitações com agilidade e rapidez, sem a necessidade de sair de casa.