Captação no rio tanque atrasa e Itabira vive a pior crise hídrica de sua história

Já está faltando água para cozinhar

Baixa efetividade para liberação da licença ambiental emperrou o projeto assinado em 2020

23/09/2024 – O projeto de captação de água do rio Tanque, acordo assinado entre o Ministério Público Estadual (MPE-MG), Prefeitura de Itabira e Vale, em agosto de 2020, governo do ex-prefeito Ronaldo Lage Magalhães (União Brasil), com investimento de 30 milhões de dólares ofertados pela mineradora [hoje, cerca de R$ 160 milhões], emperrou no governo Marco Antônio Lage (PSB).

Pelas informações, o governo não teria aplicado esforço para liberação da licença ambiental, de responsabilidade do Governo de Minas, mas solicitou uma reavaliação do projeto para possíveis adequações, as quais também não foram aplicadas.

Novas perspectivas apontam que o projeto de captação de água no rio Tanque deve ser concluído apenas em 2026.

Devido a esta realidade, e também pela falta de chuva, mais de 50 bairros de Itabira estão sem água nesta segunda-feira (23).

Conforme comunicado do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saae), o baixo nível de captação afeta abastecimento e exige do itabirano economia de água, priorizando alimentação e higiene pessoal.

Os bairros penalizados são os atendidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza, responsável por 60% do abastecimento municipal.

Os moradores impactado estão nos bairros Água Fresca, Amazonas, Areão, Bethânia, Clóvis Alvim I, Clóvis Alvim II, Conêgo Guilhermino, Esplanada da Estação, Gabiroba, Hamilton I e II, Jardim das Oliveiras, João XXII, Juca Batista, Juca Rosa, Machado, Madre Maria de Jesus, Novo Amazonas, Panorama, Praia, Colina da Praia, Colina da Praia III, Santa Inês, São Bento, Valença, Vila Nossa Senhora do Carmo, Vila Piedade, Vila Prudêncio, Vila Salica, Vila Santa Izabel, Vila Santa Rosa, Vila São Geraldo, Centro, Major Lage de Baixo, Panorama, São Cristóvão, São Marcos, Barreiro, Distrito Industrial I e II, Posto Agropecuário, Ribeira de Baixo, Ribeira de Cima, Vista Alegre, Fazenda do Lago, Vale Verde, Jardim dos Ipês, Jardim Universitário, Jardim Flamboyant, Jardim Buritis, Jardim Belo Monte, condomínio Belleville, condomínio Morada da Brisa, Cohapi, Vale do Sol.

  • Saae informa número para reclamações

O Serviço de Atendimento ao Cliente do Saae é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas e a ligação é gratuita. Outra opção é entrar em contato pelo WhatsApp do Saae: (31) 3839-1330. Ao entrar em contato, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

  • Matérias relacionadas

Governo Marco Antônio não mostra avanço da captação no rio Tanque

“Prefeito mentiu e não foi recebido pela equipe do Governo Estadual para falar da água”, afirma vereador

Líder do prefeito na Câmara diz que água do rio Tanque virá por caminhões-pipa

Conforme previsão, água do rio Tanque já deveria estar nos lares itabiranos