Terá início neste feriado de 1º de maio, Dia do Trabalho, em todo o país, a campanha do Maio Amarelo. Com o lema Em Itabira, a gentileza e a vida têm prioridade, as ações buscarão educar e conscientizar a população para um trânsito mais seguro. A cerimônia de abertura acontecerá na próxima segunda-feira (6), no 26º Batalhão da Polícia Militar – rua Sérgio Eisemberg, nº 250, no bairro Fênix –, às 9h30.
Além de despertar nos motoristas e pedestres um olhar mais consciente sobre as condutas desempenhadas no trânsito, este ano as crianças terão ainda mais participação na campanha. “Queremos viabilizar o protagonismo infantil, proporcionando o contato de crianças desde a tenra idade com as boas práticas no trânsito. Com isso, elas se tornarão parceiras, sugerindo aos pais, por exemplo, que usem o cinto de segurança, respeitem a faixa de pedestres, não furem o sinal etc”, explicou Vanderci Geraldo dos Santos, diretor de Educação e Controle de Trânsito.
Durante o mês, a Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita), em parceria com as polícias Militar e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), Conselho Municipal de Transportes e Trânsito (CMTT), Gerência Regional de Saúde (GRS) e Voluntários Vale, promoverão ações em diversos seguimentos da sociedade, como palestras, capacitações, blitzen, distribuição de material educativo e ações diretas no transporte coletivo com o principal objetivo de despertar, nas pessoas, um olhar crítico e reflexivo para a necessidade de ser gentil no trânsito.
“Todas as ações programadas estão diretamente relacionadas com o tema nacional No trânsito, o sentido é a vida, definido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e a proposta é dialogar sobre uma nova forma de encarar a mobilidade”, reforçou o diretor.
Saiba mais
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para reduzir os acidentes de trânsito e começou no dia 11 de maio de 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito.
O objetivo é colocar em pauta este tema e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, dialogar e abordar toda a amplitude que a questão do trânsito exige.
Programação
Dia 6 – Cerimônia de abertura, 9h30, no 26º Batalhão da PM
Dia 7 – Palestra para Escola Municipal Alice Martins Fontes, 8h30h, na FCCDA
Dia 7 – Palestra, 14h, na Escola Estadual Professora Palmira Moraes
Dia 8 – Palestra para Escola Municipal Alice Martins Fontes, 8h30h, na FCCDA
Dia 8 – Palestra, 13h30, na Escola Estadual Professora Palmira Moraes
Dias 9 e 10 – Ações diretas dentro dos ônibus coletivos e intermunicipais, 7h e 13h30
Dia 11 – Blitz educativa, 7h30, na av. João Pinheiro
Dia 13 – Panfletagem, 15h, na av. Carlos Drummond de Andrade
Dia 14 – Panfletagem, 9h, na av. João Pinheiro
Dia 15 – Panfletagem, 7h30, na Unifei
Dia 16 – Blitz educativa, 9h e 15h, na MG-129
Dia 20 – Mutirão para confeccionar credencial do idoso, projeto Vida Ativa, 7h30, na Ativa
Dia 20 – Blitz educativa, a partir das 14h30, nos pontos de mototáxi
Dia 21 – Mutirão para confeccionar credencial do idoso, projeto Vida Ativa, 7h30, na Arfita
Dia 21 – Blitz educativa, a partir das 14h30, nos pontos de mototáxi
Dia 22 – Palestra e apresentação teatral (alunos do ensino fundamental), 14h, na Ativa
Dia 22 – Palestra e apresentação teatral (motociclistas), 19h, na Ativa
Dia 25 – Teatro “Em Itabira, a gentileza e a vida tem prioridade”, 8h, na av. João Pinheiro
Dia 28 – Palestra “Gentileza no trânsito, uma questão de educação”, 19h, na Uaitec
Dia 30 – Palestra direção defensiva para motociclistas, 9h, na Cemig
Dia 31 – Encerramento, 14h30, na Câmara dos Vereadores