A Prefeitura de Passabém está promovendo mais uma vez a campanha para incentivar doações ao Fundo Municipal da Infância e Juventude (FIA) no momento de efetuar a declaração do Imposto de Renda. A iniciativa acontece por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em colaboração com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O objetivo é incentivar e orientar o contribuinte a fazer uma doação de parte de seu imposto ao Fundo.
Com as doações, os contribuintes estarão ajudando instituições que desenvolvem projetos de proteção a crianças e adolescentes na cidade.
Para fazer isso, no momento da declaração, o contribuinte deve destinar 1% do imposto (pessoa jurídica) ou até 3% (pessoa física) para o Fundo Municipal.
A doação deve ser feita após o preenchimento completo da declaração, pois o aplicativo calcula automaticamente o quanto você pode doar. Para doar não tem custo nenhum, basta que a declaração seja feita pelo formulário completo. Após preenchê-la, clique em doações diretamente na declaração. Em seguida, selecione o novo, no campo tipo de fundo, escolha o estado e o município de Passabém. Automaticamente é indicado ao contribuinte o valor da Darf que deve ser pago até o dia 31 de maio.
É importante salientar que o Fundo Municipal da Infância e Juventude de Passabém, administrado pelo CMDCA, repassa valores para as entidades que desenvolvem projetos de assistência social, esporte e lazer, cultura, educação e medidas socioeducativas no município.
“Os maiores beneficiados pela campanha são as crianças e adolescentes de Passabém, por meio de cada doação feita”, esclareceu a secretária de Assistência Social, Iolane Ferreira da Silva.
Ela explica que o FIA também aceita doações voluntárias, que podem ser realizadas em qualquer período do ano por meio do pagamento de uma guia de recolhimento da União (GTU) ou Transferência Bancária. A conta para receber a doação voluntária é: Agência 2584-4, conta 8943-/x, CNPJ: 33.597.589/0001-06.
A campanha é realizada por todos os municípios. Em Passabém, de acordo com a secretária, aconteceu apenas uma vez, ainda na gestão passada. Na ocasião, foram arrecadados cerca de R$ 4 mil. O valor, complementado pela Prefeitura, foi usado para realizar o projeto Cinema na Praça. “Dessa forma, pedimos que as pessoas físicas e jurídicas conheçam os projetos, compreendam a relevância dessa colaboração e realizem suas doações, que serão deduzidas do Imposto de Renda a ser pago”, ressaltou a secretária.
- Matéria publicada na edição 810 do Folha Popular