Câmara de Santa Maria abre campanha contra lixo nas ruas e debate sobre drogas

A Câmara de Santa Maria de Itabira deu início na manhã desta segunda (9), no auditório da Fundação Francisco de Assis, a campanha “Lixo na rua, descarte esta ideia”, promovida por meio dos alunos do projeto Câmara Mirim.

No saguão de entregada da Fundação, foi possível sentir o primeiro impacto do projeto com dezenas de fotos feitas pelos alunos do Câmara Mirim, mostrando a realidade de Santa Maria atualmente quanto ao lixo e a pergunta: “Santa Maria de Itabira que eu quero é?

As imagens, penduradas por todo salão, denunciam pontos no município com algum lixo, seja nas esquinas, no meio da rua, passeio e até no rio Girau, cartão postal que corta a cidade. A ideia é conscientizar as pessoas a mudarem os hábitos quanto a jogar lixo fora da lixeira.

Junto a exposição fotográfica no salão, é possível conhecer também a genialidade do artista Nando Rocky, que transforma inservíveis em utensílios de decoração e para uso no dia a dia.
São carcaças de monitor de computador se transformando em lixeiras, porta temperos, quadros e pinturas em cerâmicas que, além de apreciadas, podem ser adquiridas pelos visitantes.

Além da questão do lixo, a Câmara Municipal debate também os entorpecentes por meio de palestras com o sociólogo Clesley Saldanha da Paixão, que pontua os problemas ocasionados pelas drogas, sejam elas lícitas ou não, a importância do respeito às diferenças e o desafio de não seguir o modismo social. Na oportunidade, os alunos do 7º ano da Escola Estadual Doutor Costa, acompanhados pela professora Clarisse Andrade, interagiram com o palestrante respondendo a perguntas.

As palestras também serão proferidas para os alunos da tarde.

Ao término da sessão de abertura do projeto, o vereador Flágson das Mercês Duarte “Fafá de Izaías” agradeceu aos alunos, ao palestrante e pediu para que os estudantes refletissem sobre as questões pontuadas e as levassem para debate em salas de aula e em casa, com os pais.
A programação com mais palestras, exposições e debates seguem até a sexta-feira (13), na Fundação Francisco de Assis.