Na justificativa da proposta de lei, a vereadora Jordana Madeira disse acreditar também que a iniciativa contribuirá no fomento ao turismo religioso
23/05/2025 – O povo cristão de Itabira agora terá espaço oficial na agenda cultural da cidade. Através da Lei N. 5.612, de 15 de maio de 2025 e publicada no Diário Eletrônico do Município, o governo municipal instituiu a “Semana Cultural Cristã”. A nova lei reconhece a tradição cristã e os eventos relacionados como manifestação da cultura em Itabira.
O texto lista expressões culturais como música, artes cênicas, vestuário, literatura, arte visual, dança e outras manifestações que tenham a vida cristã como base.
Segundo a autora da lei, a vereadora Jordana Madeira da Silva, que é de origem evangélica, essa lei permitirá que os cristãos sejam incluídos nos eventos que acontecem em Itabira.
“Nosso município tem vários eventos, mas não eventos voltados para o Cristão. Então eu sugeri esse projeto para representar aí os cristãos nas programações culturais da cidade” defendeu a autora.
A instituição da Semana Cultural Cristã em Itabira tem o objetivo de fortalecer a identidade cultural cristã, promovendo a interação e o diálogo entre diferentes segmentos da sociedade. A iniciativa também busca valorizar as expressões artísticas e religiosas da comunidade cristã, contribuindo para o desenvolvimento cultural da cidade. Vai propiciar a criação de espaços para difundir os valores cristãos, como a fé, a esperança, o amor e a solidariedade; estimular a produção artística e cultural de temática cristã.
Além de incentivar e divulgar a prática cristã na sociedade, a nova legislação, permite a inclusão de eventos culturais cristãos em programas de fomento e incentivo à cultura.
A implantação, coordenação e acompanhamento das ações ficarão a cargo do Poder Executivo que poderá estabelecer parcerias com a iniciativa privada, entidades e órgãos públicos para a realização do evento, bem como promover ações de divulgação e captação de recursos.