Cadastro positivo poderá ser consultado a partir deste sábado

A consulta de informações no cadastro positivo por parte de instituições financeiras e comércio começa a valer oficialmente neste sábado (11) para as primeiras pessoas físicas e jurídicas cadastradas no programa.

A lei que criou o cadastro positivo estabeleceu que os birôs de crédito teriam 60 dias para disponibilizar o histórico de pagamentos efetuados por pessoas físicas ou jurídicas. Esses dados começaram a ser enviados pelos bancos, em 11 de novembro, e serão as primeiras informações disponibilizadas agora.

Terão acesso a essas informações instituições como bancos, financeiras e varejistas que estejam avaliando a concessão de crédito tanto a pessoas físicas quanto jurídicas e também a possibilidade de uma transação comercial. A ideia é que bons pagadores tenham acesso a juros menores, uma vez que as taxas seriam estabelecidas individualmente, a partir do risco de crédito de cada tomador.

COMO FUNCIONA
Ele funciona como um boletim escolar, que registra os pagamentos que você fez no seu histórico de crédito e transforma esse comportamento em nota (ou pontuação). Por isso, permite uma análise mais justa na hora que você pedir crédito, pois sua capacidade de pagamento também vai ser considerada.

Por que o Cadastro Positivo faz a diferença?
• Ajuda você a ser reconhecido como um bom pagador;
• Seu histórico de pagamento a seu favor: os credores podem avaliar o que você paga e não apenas as dívidas que você possa ter;
• Se tiver uma dívida, poderá mostrar ao lojista que foi um imprevisto pequeno diante dos outros pagamentos que você mantém em dia.
• Você tem mais chances de conseguir crédito, além de juros menores, financiamentos e prazos adequados ao seu perfil.

O que tem no Cadastro Positivo?
O Cadastro Positivo guarda informações das contas que você paga, como empréstimos e financiamentos e contas de serviços continuados (como energia, água, telefone etc.)

Quem pode ver minhas informações no Cadastro Positivo?
Você consulta grátis seu score (pontuação de crédito) e suas informações do Cadastro Positivo. Além disso, empresas podem consultar seu score para fazer uma análise de crédito melhor e poder oferecer condições de venda a prazo mais adequadas para o seu perfil.
O que não tem no Cadastro Positivo?

Quando consultam o Cadastro Positivo, as empresas não podem ver:
• Seu salário (quanto você ganha, quando recebe, etc.);
• Sua aposentadoria (valor, dia do vencimento, etc.);
• Seu saldo bancário (quanto você tem na conta, na poupança ou em outros investimentos);
• Limite de cartões de crédito;
• Detalhes das despesas do seu cartão de crédito (onde ou o que você comprou).
• Etc.

CADASTRO E MAIS INFORMAÇÕES

https://www.serasaconsumidor.com.br/cadastro-positivo/