BDMG recebe edição global do Startup Weekend com foco em sustentabilidade

“O potencial de talentos é alto em Minas, e fortalecer a cultura de inovação é fundamental”, afirma o presidente do Banco, Sergio Gusmão Suchodolski

Com o objetivo de valorizar a geração de conhecimento e valor, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) sediará, nos dias 14, 15 e 16 de junho, um dos mais importantes eventos de incentivo à inovação e à sustentabilidade no mundo. A Global Startup Weekend Sustainable Revolution será realizada na capital mineira e em mais de 50 localidades nos cinco continentes.

 

O Startup Weekend é uma imersão de empreendedorismo e inovação – uma rede global de líderes e empreendedores cuja missão é inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. Cerca de oito mil startups já foram criadas nos eventos realizados em cerca de 170 países. Em BH, serão mais de 50 horas seguidas de interação entre pessoas com ideias de grande impacto na área de sustentabilidade e que objetivam transformar seus projetos em negócios. Para isso, eles recebem orientações e monitorias de gestores do BDMG e de startups já em funcionamento que compõem o Hubble – hub que conta com a parceria do Banco com a LM Ventures e com o Olé Consignado.

 

Em pouco mais de dois dias, o desafio da Global Startup Weekend Sustainable Revolution é que as propostas deixem de ser apenas ideias e se tornem um modelo de negócio. Ao final do período, os projetos serão avaliados por uma comissão, que apontará as melhores e mais promissoras iniciativas. Além de BH, São Paulo, São Carlos (SP), Barra do Garças (MT), Fortaleza (CE) e Manaus (AM) são as outras cidades brasileiras que sediarão o evento.

 

Para o presidente do BDMG, Sergio Gusmão Suchodolski, a inovação é um dos pilares de atuação do BDMG. “O potencial de talentos é alto em Minas, e fortalecer a cultura de inovação é fundamental. Para isso, o BDMG atua em diferentes frentes de apoio, disponibilizando linhas de financiamento, facilitando o acesso a fundos de investimento em participação e criando ambientes de interação e troca de experiências entre as startups e o mercado”, afirma.

 

Hubble

Resultado da parceria entre o Banco, LM Ventures e Olé Consignado, o Hubble é um hub multissetorial voltado para startups que utilizam tecnologia de forma intensiva e inovadora. A iniciativa reúne 15 empresas em um ambiente de troca e conexão com grandes corporações para impulsionar a realização de negócios. Desde o início de suas atividades, em janeiro, foram realizados mais de 30 encontros de negócios e eventos com mais de 800 participantes, como seminários, workshops e debates, que ajudam as empresas a ampliar e consolidar as ideias no mercado.

 

O BDMG também mobilizou seu corpo de funcionários para as mentorias, formando 50 colaboradores treinados para compartilhar suas expertises com as empresas do hub. O foco do Hubble é que as startups cresçam e se expandam, fornecendo soluções inovadoras para o mercado, ao invés de serem simplesmente compradas ou absorvidas por outras corporações.