Barragem da mina de Gongo Soco tem nível de emergência reduzido de 2 para 1

Aparelho de monitoramento e sirene na comunidade evacuada de Socorro (OFP)

Apesar da mudança de nível, as famílias da Zona de Autossalvamento que foram removidas permanecerão realocadas

A Vale acaba de informar que a barragem Sul Inferior, da mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, teve seu nível de emergência reduzido de 2 para 1, nesta sexta-feira (18). Conforme a mineradora, a mudança, que atesta o aumento da segurança e da estabilidade da estrutura, é resultado de obras corretivas no talude, realizadas pela empresa nos últimos meses e que as melhorias foram acompanhadas e atestadas pela consultoria técnica responsável, tendo como referência normas internacionais.

A redução do nível de emergência foi protocolada junto aos órgãos competentes, conforme diretrizes estabelecidas no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e na legislação brasileira, e reportada à Agência Nacional de Mineração (ANM) e à assessoria técnica do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Obrigado por ler O Folha Popular!

Apesar do aumento de segurança, as famílias da Zona de Autossalvamento (ZAS) que foram removidas permanecerão realocadas preventivamente até que seja concluído o processo de descaracterização da Sul Superior, localizada na proximidade.

A Sul Inferior é uma barragem de contenção de água e sedimentos, construída em etapa única, considerado um dos métodos construtivos mais seguros. A barragem Sul Inferior é monitorada 24h por dia pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) e recebe inspeções regulares de equipes internas e externas. “A Vale continuará realizando atividades de manutenção e adequação para que os indicadores sigam os parâmetros mais conservadores estabelecidos pelas consultorias técnicas especializadas, tendo como foco na segurança das pessoas que trabalham e vivem no entorno da estrutura”, diz a Vale em nota.