A construção de um Plano de Mobilidade Urbana em Barão de Cocais começa a se tornar realidade com o trabalho conjunto da Prefeitura e da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A parceria acontece por meio de acordo firmado entre as instituições no último mês de abril e contará também com audiências públicas.
Na sexta-feira (21), representantes do Poder Executivo, entre eles os secretários de Obras, Projetos, Fiscalização e Comunicação, e profissionais do Departamento de Engenharia Civil da UFV se reuniram para discutir a formação do Núcleo Gestor do Plano e os primeiros passos na construção da proposta.
A metodologia seguirá, inicialmente, a elaboração do relatório de pré-diagnóstico e o levantamento das infraestruturas viárias e de transportes do município. Para isso, equipe da UFV e Prefeitura já está em campo para registro da situação atual, incluindo pontos críticos de circulação.
Posteriormente, serão executadas as etapas de zoneamento do tráfego, pesquisa de origem e destino domiciliar (deslocamentos, motorizados ou não, realizados pela população da área urbana), pesquisa de transporte coletivo de passageiros e de cargas urbanas.
Para os secretários municipais presentes na reunião, é indiscutível a necessidade de melhoria na mobilidade urbana de Barão de Cocais, construída por meio de diálogo direto com a sociedade civil.
Segundo o prefeito Décio dos Santos, “a coordenção e expertise da Universidade Federal de Viçosa nessa área serão imprescindíveis na orientação de soluções para o tráfego de pedestres e veículos no município”.