A Audiência Pública promovida pela Comissão de Participação Legislativa nesta terça-feira (23) sob a presidência do vereador Weverton Andrade “Vetão” (PSB) contou com a participação de dezenas de servidores da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb). Cerca de 100 vigias da empresa estão ameaçados de demissão sob a alegação de contenção de gastos pela empresa e realização de um novo contrato da Prefeitura, que visa substituí-los por vigilância eletrônica.
Participaram da audiência os vereadores André Viana (Pode), que representou também o Sindicato Metabase, Reinaldo Lacerda (PHS), Agnaldo Vieira “Enfermeiro” (PRTB) e Reginaldo Santos (PTB). O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Itabira, Auro Gonzaga, também participou do evento. O sindicalista foi quem apresentou as reivindicações dos funcionários. Nenhum representante da Prefeitura ou da Itaurb compareceu. Foi destacada ainda a presença do ex-diretor presidente da empresa, Carlos Carmelo “Cac”.
O representante do Sindicato dos Servidores, Auro Gonzaga, afirmou que uma comissão de funcionários apresentou sugestões para mudanças na estrutura da empresa. As sugestões apresentadas durante a audiência seriam a de convocação do diretor-presidente da Itaurb Sebastião Onofre pela Câmara, a exoneração de cargos comissionados na própria Itaurb e também no SAAE, repasse de parte dos recursos da Câmara para a Prefeitura afim de quitar parte da dívida da empresa, realização de contratos de prestação de serviços pela empresa ao Município, estender o programa de demissão voluntária a todos os funcionário da empresa, reenquadramento ou remanejamento das funções dos rondantes para evitar as demissões e a redução do número de vagas no concurso que será realizado pela Prefeitura colocando os rondantes nos cargos compatíveis.
As propostas, de acordo com o vereador Weverton Andrade, serão enviadas à Prefeitura e à Itaurb como forma de abertura de diálogo. Ele avaliou positivamente a audiência. “Apesar da falta de representantes da Prefeitura e da Itaurb, a audiência vai servir para a formulação de documento com as propostas levantadas que será encaminhado ao prefeito Ronaldo Magalhães (PTB). Esses trabalhadores merecem pelo menos o diálogo, o que não foi possível por parte do Executivo, mas a Câmara cumpriu seu papel. Vamos continuar lutando para que as propostas sejam avaliadas pela Prefeitura. A Itaurb é uma jóia rara e a Prefeitura deve rever essa posição de não tentar a recuperação dessa empresa que pode prestar muitos serviços à cidade”, finalizou Vetão.