Atendimento capenga e preços salgados

Atendimento capenga e preços salgados

Itabiranos insatisfeitos gastam mais de R$ 2,6 milhões em cidade vizinha

 

É comum encontrar itabiranos em praças de compras de João Monlevade. O motivo? Qualidade no atendimento e preços menores, principalmente em se tratando de vestuário, alimentos, gasolina e gás de cozinha.

Esta realidade, que parece não preocupar os comerciantes da cidade mineradora, acaba de ser tema de pesquisa, feita pelo Instituto DataMG, que ouviu no mês de abril 350 pessoas acima de 16 anos, nos bairros e distritos da cidade.

Pelas planilhas apresentadas, 40% dos consumidores de Itabira responderam que têm hábito de comprar fora da cidade. Destes, 16% optam por Belo Horizonte, a 100 quilômetros, e 10% João Monlevade, distante 28 quilômetros.

O valor médio gasto em João Monlevade, conforme a última compra, gira em torno de R$ 292, o que se transforma, tendo como base o valor vezes 10% de pessoas hábitas às compras (9 mil), em pouco mais de R$ 2,6 milhões.

Os produtos mais comprados são alimentos, que respondem por 22,9%; roupas, 14,3%; combustíveis, 8,6%; gás de cozinha, 8,6; peças automotivas, 5,7%; calçados e aviamentos, 5,7%; e material de construção, 5,7%.

Atrativo

O diretor do DataMG, Adilson Simeão, citou fatores que tornam o mercado monlevadense atrativo, como o fato de a cidade estar localizada entre duas importantes ligações viárias: as rodovias BR-262 e BR-381. O posicionamento da cidade nas rotas de fornecedores pode garantir maior poder de barganha, na opinião do coordenador da pesquisa. “O município tem condições de colocar um preço melhor do que outras praças”, destaca.

Outro fator citado por Simeão é o encurtamento da distância de Itabira a João Monlevade, haja vista a pavimentação da rodovia LMG-779, conhecida como Estrada do Forninho.

Finalmente, o diretor lembra a organização do comércio monlevadense, onde há uma concentração maior de lojas em um espaço concentrado, o que facilita o acesso pelo comprador. “Aqui [Itabira] temos uma dispersão maior do comércio”, interpretou.

“Não tem segredo. O nosso atrativo é o bom atendimento e promoções verdadeiras”. Esta foi a resposta do vice-presidente da CDL de João Monlevade, Luiz Carlos Valente ao ser questionado sobre qual o segredo para atrair consumidores de outras cidades.