Passados 10 anos do registro, a encenação “Os Passos da Agonia”, que possui como detentor o grupo Âncora Cia de Teatro, continua figurando entre as mais importantes manifestações da religiosidade popular de Santa Bárbara.
A Revalidação do Registro de um bem cultural imaterial é um processo administrativo que ocorre a cada 10 anos da inscrição do bem cultural que deve abranger fotos, vídeos e produção de textos de caráter etnográfico, que contemplem os aspectos culturalmente relevantes do Bem Registrado, de modo a viabilizar uma análise comparativa com a documentação produzida para a outorga do Título (IEPHA – DN 01/2021).
A recriação anual da encenação “Os Passos da Agonia”, que neste ano celebra 46 anos de existência, está relacionada com o envolvimento de moradores locais dedicados ao fazer teatral na cidade e à religiosidade que compartilham durante a interpretação da passagem bíblica que marca o intervalo entre o Domingo de Ramos e o Domingo de Páscoa.
Durante o processo de elaboração e realização da encenação pode-se falar em duas formas de envolvimento da comunidade de Santa Bárbara com esta forma de expressão, tanto como público, sempre expressivo nas apresentações teatrais que ocorrem na Semana Santa, quanto como executantes, responsáveis pelas diferentes atividades que antecedem, envolvem e sucedem esta tradicional manifestação cultural de natureza religiosa.
A Revalidação do Registro da encenação “Os Passos da Agonia” foi aprovada na 236ª reunião do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Santa Bárbara, que ocorreu hoje (15), e reforça a importância dessa forma de expressão no cenário cultural de Santa Bárbara, além de reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido pelo grupo Âncora Cia. de Teatro, detentor deste bem cultural imaterial.