Após 4 anos suspensa, patrulha agrícola volta a atender produtores rurais

O projeto de Mecanização e Transportes Rurais está previsto para iniciar as atividades ainda neste primeiro semestre

O programa Patrulha Agrícola retorna a atividade totalmente reestruturado, ainda no primeiro semestre de 2021, após ficar suspenso por quase quatro anos. O objetivo do programa é auxiliar produtores rurais, com operações de preparo do solo, correção, plantio, serviços de máquinas agrícolas e retroescavadeira. Os produtores interessados já podem se cadastrar a partir desta segunda-feira (14). As inscrições vão até o dia 15 de julho.

A iniciativa é da Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), e favorece, principalmente, pequenos produtores e agricultores familiares. O projeto de Mecanização e Transportes Rurais da Patrulha Agrícola conta com a parceria da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Itabira (Apafi).

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Mauro Lúcio Ferreira, os serviços oferecidos pelo projeto foram focados nas demandas dos produtores de Itabira, após reuniões de alinhamento com os interessados. Um cronograma de atividades aponta neste primeiro momento a prioridade com as atividades de distribuição de calcário, gradagem e aração de solo. A previsão é de iniciar em outubro outra etapa, que será com sulcamento e plantio utilizando os serviços de máquinas agrícolas. O investimento da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) é de R$ 850 mil.

“O projeto estava parado e nós conseguimos este valor para reiniciar os trabalhos, que são fundamentais para os produtores rurais. A gente sabe que a demanda é crescente, mas sabemos que com este valor vamos conseguir rodar as máquinas agrícolas, retroescavadeiras e também vamos iniciar o processo de fretes, que será subsidiado com os caminhões da Secretaria de Agricultura. Com o termo de colaboração firmado com a Apafi, todo o procedimento operacional será de responsabilidade da associação, que irá contar com o apoio técnico da secretaria”, explica Mauro Ferreira.

Para o prefeito Marco Antônio Lage, a retomada da Patrulha Agrícola significa uma porta que se abre para o desenvolvimento do agronegócio em Itabira. “Infelizmente, nos últimos anos, os produtores perderam esse suporte importante. Estamos trazendo este auxílio de volta, dentro daquela concepção de que a geração de riquezas no campo seja uma das vertentes para a diversificação econômica de Itabira. Um passo grande é dado nesta direção”, comemora o chefe do Executivo.

Os interessados em contar com os serviços da Patrulha Agrícola podem procurar a SMMAA, entre 14 de junho e 15 de julho, na avenida das Rosas, 134, bairro São Pedro. Contatos para mais informações podem ser feitos também pelo telefone 3839-2249 ou pelo e-mail sec.agronegocio@itabira.mg.gov.br. Os cadastros também poderão ser feitos na Administração Distrital de Senhora do Carmo e na Administração Distrital de Ipoema. Telefones para contato: 3893-2768 (Senhora do Carmo) ou 3839-2993 (Ipoema).