FOTO: vista panorâmica de Itabira
O comércio eletrônico é uma realidade para os consumidores do Médio Piracicaba, porém nenhuma loja regional se destaca na mente do consumidor na hora das compras. É o que mostra as pesquisas do DataMG realizadas em Itabira.
Mesmo com cerca de 40% dos moradores locais comprando pela internet, gastando em média R$ 20 milhões por semestre, quando perguntados se compram em alguma loja itabirana, apenas 12% disseram que sim.
Isso é cerca de 11 mil consumidores, levando em conta que o estudo pesquisou apenas pessoas acima de 16 anos.
O desafio é as marcas locais se destacarem e atraírem não só atenção dos consumidores, como também a fidelidade.
As lojas com sede em Itabira em que os itabiranos mais compraram nos últimos meses são redes nacionais que têm unidades no Município. Como a Magazine Luiza; com 3% de preferência, Lojas Americanas; 2% e Casas Bahia; 1%.
As marcas realmente locais foram pouco citadas, são elas: Lojas Dular, Bia Variedades, Jordana de Castro, RH Store e Vous Make Up, foram as mais lembradas, contudo, todas com menos de 1% de lembrança.
O estudo mostra o potencial de crescimento para que as lojas itabiranas invistam em marketing a fim de disputar esse milionário mercado do comércio eletrônico em Itabira e região.