Os alunos que compõem o projeto Câmara Mirim do Legislativo de Santa Maria de Itabira se reuniram, na noite do dia 1º de agosto, para conhecer um pouco mais sobre as propostas e objetivos da Conferência Municipal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, agendada para acontecer na cidade no dia 16 de agosto, das 7h às 11h30, na Fundação Francisco de Assis.
Na oportunidade, integrantes da Secretaria Municipal de Assistência Social foram à Câmara explicar para os vereadores mirins o objetivo da conferência, que debaterá cinco eixos, sendo a “promoção dos direitos”, “proteção e defesa dos direitos”, “participação de crianças e adolescentes”, “controle social da efetivação dos direitos e “gestão da política”, cada um representado por um coordenador, que terá que filtrar propostas.
A violência sexual contra crianças e adolescentes, um dos pontos chaves do debate que compõe um dos eixos, será bastante discutido, tendo em vista que Santa Maria tem registrado ocorrências de abusos em núcleos familiares.
A secretária municipal de Assistência Social, Márcia Aparecida Lage, ressaltou durante o encontro que ninguém melhor que os próprios adolescentes para participar e contribuir com as discussões e que os alunos do Câmara Mirim vão enriquecer os debates e as propostas, que serão levadas para discussões em níveis estadual e federal.
Durante a reunião na Câmara de Santa Maria de Itabira, ficou definido que os alunos também vão recitar poemas do livro “Diversidade”, que retrata que não basta reconhecer que as pessoas são diferentes e que é preciso respeitar as diferenças, seja no aspecto físico, no comportamento ou na personalidade.
O vereador Flágson das Mercês Duarte “Fafá de Isaías”, autor do projeto Câmara Mirim, disse que a conferência no dia 16 será muito importante e espera que pais e escolas, mesmo que indiretamente, participem. Flágson Duarte lembrou ainda que o Câmara Mirim tem em pauta outras ações, como meios para reduzir o número de cachorros abandonados na cidade, balanço da campanha Lixo nas Ruas, Descarte Esta Ideia e a melhoria dos sinais de trânsito em parceria com o comércio local.