Museu do tropeiro no distrito de Ipoema
14/11/2024 – Por meio da lei 5.573, de 11 de novembro de 2024, o “Estudo do Tropeirismo” passa a ser inserido na base diversificada da rede municipal de Educação. A nova lei foi oficializada nesta quarta-feira (13), com a sua publicação no Diário Oficial do Município.
A medida foi proposta pelo prefeito Marco Antônio Lage (PSB) em projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal em outubro e tem como objetivo manter viva a cultura e a história do Tropeirismo através do estudo nas escolas, de forma a desenvolver nos alunos o interesse pela identidade e história do Município.
Em sua justificativa, o governo usa como argumento o fato de Itabira ter sido reconhecida pelo Estado de Minas Gerais como a Capital Estadual do Tropeirismo, título engrandecedor culturalmente para a cidade e para o Distrito de Ipoema.
“O Tropeirismo foi um movimento histórico, uma vez que os desbravadores formavam uma tropa e criavam novas rotas pelas matas, contribuindo para o crescimento de pequenas cidades e fortalecendo a economia da época”, diz o texto anexado ao projeto de lei.
A partir da instituição da lei, o Executivo fica autorizado a firmar convênios com entidades que tenham como área de estudo e trabalho o Tropeirismo, atividade comercial cuja finalidade era promover a interligação dos polos econômicos do Brasil.
As escolas da rede municipal deverão incluir a matéria em suas grades curriculares, já a partir de 2025.