Nesta sexta-feira (17), Palácio da Inconfidência será iluminado na cor laranja em alusão à data.
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) junta-se à Organização Mundial de Saúde (OMS) para celebrar, nesta sexta-feira (17/9/21), o Dia Mundial da Segurança do Paciente, instituído pela entidade em 2019. Em alusão à data, o Palácio da Inconfidência, sede do Poder Legislativo mineiro, será iluminado em laranja, cor da campanha relacionada à segurança do paciente.
Este ano, o chamado Setembro Laranja tem como tema “Cuidado materno e neonatal seguro”. O slogan da campanha em 2021 é “Aja agora para um parto seguro e respeitoso!”.
Segundo a OMS, a campanha se faz ainda mais relevante neste momento, tendo em vista que a já significativa carga de riscos e danos aos quais as mulheres e recém-nascidos estão expostos devido à assistência insegura foi agravada pela interrupção dos serviços essenciais de saúde, causada pela pandemia de Covid-19.
De acordo com a Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), calcula-se que, no mundo, 287 mil mulheres morram por ano por complicações no parto, cerca de 800 por dia.
No Brasil, dados oficiais estimam que a mortalidade materna seja de cerca de 68 mulheres a cada 100 mil nascidos vivos, o que pode estar subnotificado, segundo a Sobrasp, que destaca que a chance de mortes em países em desenvolvimento por complicações no parto pode ser 15 vezes maior do que em países desenvolvidos.
A OMS calcula que aproximadamente 90% dessas mortes são consideradas evitáveis e, no Brasil, mais de 70% são decorrentes de omissão, intervenção ou tratamento incorreto.