Flagrante foi feito nesta sexta-feira, dia 5
A reportagem do Folha Popular registrou às 17h17 desta sexta-feira (5), quinto dia útil do mês, dia de pagamento da maioria das empresas, aglomeração de pessoas aguardando em filas fora e dentro da agência do Banco do Brasil, unidade na rua Tiradentes, Centro de Itabira.
O flagrante mostra que a agência não estaria cumprindo o artigo 6º do Decreto nº 115/2021 (referente à formação de filas, internas e externas, com distância mínima de dois metros entre as pessoas) e promover a aglomeração de usuários no local e em seu entorno.
Cabe a Diretoria de Fiscalização de Posturas, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) fiscalizar e autuar a agência, como fez com a Caixa Econômica Federal no dia 13 de janeiro deste ano.
Agência segue na contramão do bom senso
O Banco do Brasil é maior agência de Itabira em se tratando de clientes e, desde março de 2020, reduziu o horário de operação de seus caixas eletrônicos, das 7h às 20h, e não mais das 6h às 22h.
Quem tem o hábito de acessar a agência em horários mais tranquilos, normalmente fora do horário comercial, tem enfrentado congestionamento devido a redução do horário de operação dos caixas.
A decisão segue na contramão do bom senso, ao contrário da razoabilidade da Justiça Eleitoral que, na eleição do dia 15 de novembro de 2020, ampliou, em uma hora, o horário de votação, das 7h às 17H, para evitar aglomeração.