AF passa a atender no antigo prédio onde funcionava o DER
A chefe da Administração Fazendária (AF) de Itabira, Virgínia Soares Fontes, confirmou ao Folha Popular que a unidade instalada em Itabira não irá fechar. O suposto encerramento das atividades é comentado desde o início do governo Zema, quando anunciou a reforma administrativa que compreende reestruturação das repartições públicas estaduais e cortes no orçamento, que atingirá setores da Secretaria Estadual de Fazenda. Contudo, Virgínia Fontes informa que a AF de Itabira vai apenas mudar de endereço. Sairá do prédio atual, que é alugado, e vai para um prédio disponibilizado pelo próprio Estado, a partir do dia 17.
A possibilidade de fechamento de agências da AF no interior de Minas foi tema de uma audiência pública, realizada pela Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa, na terça-feira, 11. A reestruturação das repartições públicas estaduais, segundo o Sindicato dos Servidores da Tributação, Fiscalização e Arrecadação de Minas Gerais (Sinfazfisco) implica no fechamento de pelo menos 75 AFs no interior de Minas, sendo que muitas já encerram suas atividades, com transferência dos servidores para outras cidades.
Entretanto, a chefe da agência em Itabira, transmitindo informações do superintendente regional fazendário do Vale do Aço, afirmou que nem a agência de Itabira ou qualquer outra da circuncisão da superintendência desta regional, correm risco de fechar.
- Novo endereço
Atualmente, a Administração Fazendária de Itabira funciona em imóvel alugado, situado à rua Doutor Sizenando de Barros, 62, Centro, e vai, a partir desta semana, passar a atender no antigo prédio onde funcionava o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) em Itabira, que fica no Novo Amazonas, à rua Paraná, 34.
O objetivo da mudança é economizar. De acordo com Virgínia Fontes, a economia ao mês, somente com o aluguel, será de R$ 6.395,40 e ao ano, uma economia de R$ 76.744,80.