Abaixo-assinado exige medidas judiciais para garantir a qualidade da água fornecida pelo Saae

Grupo de moradores recorrem aos vereadores para que o fato grave neste fim de semana não fique apenas no ‘discurso suave’ do prefeito Marco Antônio

13/11/2023 – Depois de muitas reclamações, denúncias e polêmica envolvendo a água suja e com mau cheiro fornecida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira, um grupo de moradores desconfiados da solução dada ao problema pelo governo municipal, começou a se mobilizar para colher assinaturas em um abaixo assinado que denuncia oficialmente a autarquia pelo problema que segundo eles, não é a primeira vez que acontece. Através da petição pública, o grupo exige uma análise mais completa da água que está sendo fornecida para o itabirano.

A motivação do abaixo assinado que deverá ser entregue às autoridades responsáveis, é a gravidade do problema ocorrido no último final de semana, quando a água tratada na Estação da Pureza chegou às torneiras de várias residências com alteração da cor e com forte odor.

A Pureza é responsável por 60% do abastecimento da cidade. Em bairros mais próximos do reservatório, a água estava saindo preta. Quanto mais próximo, mais escura a água estava. O mau cheiro, entretanto, foi sentido por todos os clientes impactados pelo problema.

Diante da grande movimentação com denúncias nas redes sociais e nos canais de reclamação do Saae, a autarquia e o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) vieram a público por meio de redes sociais da internet, para explicar o que estava acontecendo. Depois de analisar em laboratório próprio do Saae, soltaram nota informando que a água não oferecia risco para a saúde e podia ser ingerida normalmente, embora, tenha sido confirmada a presença de microorganismo e constatada a sujeira.

O prefeito garantiu que providências estavam sendo tomadas e afirmou que os técnicos do Saae passaram a noite de sábado analisando a água para descobrir a origem do problema.

Assim que soube da situação, o Saae também divulgou nota informando que a captação e distribuição da água foram suspensas e a estação higienizada, para só depois normalização do abastecimento.

A Polícia ambiental também investiga o que aconteceu e trabalha com a suspeita de vazamento irregular de produtos químicos industriais na rede de abastecimento.

Por meio do abaixo-assinado, o grupo de usuários reivindicam uma análise mais profunda do problema. Valéria Aparecida Barbosa da Silva, uma das organizadoras da petição, lembra que a Estação da Pureza é responsável por 60% do abastecimento do município. Apesar da reação mais grave neste final de semana, ela reclama que não é a primeira vez que o itabirano recebe água suja e com mal cheiro em suas casas.

Desta vez, porém, a situação se apresentou mais grave, com o registro de muitos relatos, desde sexta-feira (10), de odor de gasolina, creolina e diesel e até de esgoto.

Na petição, que ficará disponível ainda nesta semana para assinatura, os populares buscam também o apoio da Câmara Municipal e pedem que os vereadores assumam o movimento, buscando providências para melhoria da qualidade da água fornecida pelo Saae. A sugestão é de que a denúncia seja ajuizada pelos vereadores, que representam o pov.

  • ABAIXO-ASSINADO

PETIÇÃO PELA MELHORIA DA QUALIDADE DA ÁGUA FORNECIDA PELO SAAE DE ITABIRA

Nós moradores do município de Itabira-MG, estamos preocupados com a qualidade da água fornecida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) em nossa cidade.

Vimos por meio desta petição expressar nossa grande preocupação e solicitar também apoio aos vereadores e a vereadora representantes eleitos pela população, confiamos em suas atuações em defesa dos nossos direitos. Unidos como moradores, pedimos seus apoios e envolvimento nesta causa, para garantir um abastecimento de água seguro e de qualidade para todos os cidadãos de Itabira.

  • Diante disso, exigimos que as autoridades responsáveis pela distribuição de água realizem uma análise completa e aprofundada de todas as fontes de abastecimento.
  • Realização de uma análise completa da qualidade da água do RESERVATÓRIO DO SAAE: Exigimos que as autoridades responsáveis pela distribuição de água realizem análises aprofundadas em todas as fontes de abastecimento em nossa área, identificando todas as substâncias nocivas presentes.
  • Medidas corretivas relacionadas: Além da correção imediata, reivindicamos que o SAAE implemente garantias e ações preventivas para que a qualidade da água fornecida seja uma prioridade constante. Isso inclui o monitoramento regular da qualidade da água, manutenção adequada da infraestrutura, atualização dos sistemas de tratamento e cooperação com as entidades reguladoras.
  • Ao aprovar esta petição, demonstramos nossa união como comunidade e nosso desejo de segurança de água potável para todos. Juntos, temos o poder de fazer a diferença e garantir a saúde e o bem-estar de todos os moradores.
  • É direito de todos nós contar com um abastecimento de água seguro e livre de riscos à saúde. Portanto, solicitamos que as autoridades responsáveis atendam prontamente a essa demanda e tomem medidas adequadas caso sejam identificadas substâncias nocivas, para garantir a melhoria contínua da quantidade de água em Itabira-MG.

Contamos com o apoio de todos os cidadãos para compartilhar e apoiar esta petição. Juntos, podemos buscar uma mudança significativa para melhorar a qualidade da água em nosso município.

Assine esta petição e faça parte dessa causa!

  • Matérias relacionadas

Próprio Saae de Itabira fará análise da água com mau cheiro e cor turva

Saae garante que agora a água da estação Pureza não oferece mais riscos à saúde do itabirano